O Seminário Maré
Por: marinawata • 14/10/2022 • Seminário • 379 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
SERRA, Rafael. “Arquitectura y Climas: O clima da luz e do sol. Cap 4
Radiação eletromagnética: contextualização para a importância da luz. Exemplo da iluminação natural, o sol, e artificial.
Iluminação x luminância: visibilidade
As cores e a difusão da luz: Luz direta e luz difusa
A cor na iluminação natural e artificial
Tipo de luz e hora do ciclo dia-noite nas reações humanas: visibilidade, estado de saude, consequência direta da luz e do sol no bem estar térmico.
A importância da radiação solar no conforto térmico
Estudo do funcionamento térmico deve-se começar pela radiação: o estado energético de um ambiente depende da radiação que penetra diretamente ou indiretamente pelas aberturas em forma de calor.
Soluções arquitetônicas no verão e inverno, dia e noite.
O clima da luz e do sol na arquitetura influencia diretamente na sensação térmica. Para isso, são necessárias soluções que possam redesenhar a arquitetura.
Neste capítulo, o autor começa explicando a relação da luz com o calor.quanto maior a temperatura de um corpo, mais radiação ele emite, assim se dá a relação do sol com a terra e os seus habitantes e a sensibilidade que possuímos em relação a luz solar. deste modo, todo tipo de energia acaba se transformando em energia térmica, o que de certa maneira nos leva a entender que luz também e calor, tanto na natureza quanto na arquitetura. iluminar um espaço também significa aquecê-lo.
No aspecto luminoso, a luz solar é o meio que apresenta maior rendimento. ou seja, iluminar naturalmente um espaço gera menos calor resultante do que ilumina-lo artificialmente. partindo deste ponto, o autor vê de maneira crítica a evolução dos meios artificiais de iluminação, o que levou a banalizar a iluminação natural e supervalorizar os meios artificiais, criando espaços apenas habitáveis, de dia e de noite com este tipo sintético.
A visibilidade é um assunto central deste capítulo quando os conceitos de iluminação (quantidade de luz) e luminância (luz refletida até o olho humano) são apresentados. o deslumbramento (ver o que se quer com mínimo esforço) e explicado na ação que as persianas mediterrâneas causam em suas aberturas em edificações brancas, onde a luz refletida pelas superfícies brancas ilumina interiormente as construções filtrada por persianas escuras, com o intuito de diminuir a quantidade de calor no interior e iluminar o que precisa ser iluminado, direcionando-se a luz.
...