O USO DO CONCRETO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Alan Débora • 6/6/2016 • Monografia • 5.764 Palavras (24 Páginas) • 638 Visualizações
UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS – UNIPAC
TAIS CRISTINA MACÊDO DE CARVALHO
O USO DO CONCRETO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Teófilo Otoni
2016
TAIS CRISTINA MACÊDO DE CARVALHO
O USO DO CONCRETO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Presidente Antônio Carlos como requisito parcial à obtenção do Título de Graduado em Engenharia Civil. |
Orientador:
Teófilo Otoni
2016
TAIS CRISTINA MACÊDO DE CARVALHO
O USO DO CONCRETO ECOLÓGICO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Presidente Antônio Carlos como requisito parcial à obtenção do Título de Graduado em Engenharia Civil. |
Aprovada em _____ de ___________________ de ________.
BANCA EXAMINADORA:
Nome do Professor
__________________________________
Nome do Professor
__________________________________
Nome do Professor
__________________________________
Dedicatória:
AGRADECIMENTOS
“Ambiente limpo não é o que mais
se limpa e sim o que menos se suja.”
(Chico Xavier)
RESUMO
A preocupação com o meio ambiente tem levado a sociedade a uma busca de alternativas de um crescimento mais sustentável. Dentro desse cenário a reciclagem de resíduos surge como uma possibilidade promissora na diminuição dos impactos ambientais. Neste contexto se englobam os resíduos de construção civil. Um grande desafio do setor é transforma-lo em uma fonte alternativa de matéria-prima. Deste modo tem-se tentado incorporar o uso do concreto reciclado com substituição dos agregados naturais por agregados reciclados oriundos do beneficiamento do resíduo de construção e demolição (RCD). Mas para que essa solução possa ser utilizada em grande escala é necessário que esse novo material possa ser usado na produção de elementos estruturais que representam a maior parcela do consumo desse concreto.
Palavras-chave: Concreto reciclado, resíduo de construção e demolição, elementos estruturais.
ABSTRACT
Concern for the environment has led the company to a search for alternatives to a more sustainable growth. In this scenario, recycling of waste emerges as a promising possibility in reducing environmental impacts. In this context, it comprise residues construction. A major industry challenge is to turn it into an alternative source of raw material. Thus we have tried to incorporate the use of recycled concrete with substitution of natural aggregates by recycled aggregates derived from the processing of construction and demolition waste ( CDW) . But for this solution can be used on a large scale it is necessary that this new material can be used in the production of structural elements that represent the largest share of consumption of concrete.
Keywords: recycled concrete, construction and demolition waste, structural elements.
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE TABELAS
LISTA DE GRÁFICOS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O termo “sustentabilidade” é um tema presente que prioriza, entre outros, a busca pela qualidade de vida das pessoas. Se discute muito sobre o tema, mas uma pergunta fundamental, e, na maioria das vezes, sem resposta é: “qual o verdadeiro significado de sustentabilidade?”.
Define-se segundo (Brundtland, 2009- adaptado) por ser um modelo econômico, político, ambiental, social e cultural, todos agrupados, para funcionarem de forma coordenada, assim, pode-se suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar nem comprometer as que virão; em tese, é o equilíbrio da humanidade com o meio ambiente.
Para GARCIA (2009), trata-se de uma vontade de mesclar esforços de desenvolvimento e conservação da natureza de uma forma conjunta e benéfica para o bem de todos os presentes e das gerações futuras do nosso planeta.
São seis os aspectos que melhor conceituam a palavra sustentável: o Social ( que trata da qualidade de vida, da distribuição de renda, da participação e organização popular); o Econômico (relacionado ao acesso a ciência e tecnologia, a compatibilidade entre produção e consumo, etc.); o Cultural ( que refere-se as diferentes culturas de cada região e integração entre elas existentes); o Espacial (o equilíbrio entre o rural e o urbano, o equilíbrio do êxodo); o Político (relativo ao maior poder de governos locais, da descentralização de um só líder, da democracia) e, finalmente, o Ecológico (que refere-se à proteção ambiental, a reciclagem, a diminuição do consumo exacerbado de recursos naturais, das tecnologias limpas, e etc.
De todos esses aspectos citados o que servirá de base para a elaboração desse trabalho será o Ecológico que está relacionado diretamente com o Meio Ambiente, visto que o consumo exacerbado dos recursos naturais existentes, em torno de 75% e consumido pela construção civil, e esta por sua vez é a que mais produz rejeitos sólidos causando assim uma enorme poluição ao planeta. (JONH, 2010)
Hoje em dia são variadas as possibilidades, disponíveis no mercado e que se encaixam nos critérios de sustentabilidade, de produtos e serviços. A construção civil não fica de fora, e, como é sabido, trata-se de um mercado especial onde são causados impactos ambientais de sérias proporções.
...