O conceito de contemporâneo
Por: samiadepaulo • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
MEMORIAL
O Projeto, visa atender a população de Sobral, localizado entre as ruas Princesa Isabel, Eva e Balbino, teve como ponto de partida a valorização da forma curva. Esse conceito foi muito bem utilizado também para resolver o fluxo; problema frequente nos projetos de UPA: a falta de iluminação e ventilação natural e a falta de contato com o meio externo tanto dos pacientes quanto dos funcionários.
O princípio de sustentabilidade está inerente ao projeto não possuía árvores existentes então foram acrescentadas para benefício da edificação. As arvores localizadas ao fundo do terreno serviram de abrigo na proteção da edificação contra o forte sol da região, foi criado um espaço gourmet no centro da edificação para pessoas da UPA, tornando um ambiente agradável de se frequentar. Todos corredores gozam de ventilação e iluminação natural.
Sua volumetria, simples e ousada, conversa com toda construção sem comprometer a sua função. Sua entrada principal, com uma faixa de plano de vidro, atrai a atenção de quem passa sem deixar dúvidas de onde é sua entrada. Uma marquise projetada sobre todo comprimento da calçada, protege as entradas e saídas das pessoas tanto da chuva quanto do sol. Os vidros utilizados na recepção são revestidos por uma película protetora, para que o ambiente não aqueça excessivamente.
A mesma linguagem dos vidros utilizados nesse plano, de 1,00x1,00m, foi utilizado em pontos estratégicos da edificação, proporcionando vista para os usuários do espaço. Este também foi um modo de unificar a construção na sua volumetria.
As marquises foram amplamente utilizadas para proteger a fachada mais prejudicada pelo sol, a fachada oeste. As fachadas cegas foram revestidas pela cerâmica sustentável KeraGail. Seu sistema de fachadas ventiladas auxilia no controle térmico ao fixarem as placas entre ranhuras, deixando assim “bolsas” de ar presentes entre o revestimento e a estrutura.
Essas fachadas cegas, além de seu valor estético, foram utilizadas para que a UPA segue o mesmo padrão em todos os ambientes: nos corredores externos criados para a ventilação e iluminação dessas salas.
O pavimento superior, onde localiza a administração da UPA, tem sua parede voltada em vidro, transformando assim o local de trabalho que se abrem à paisagem para laje verde, proporcionando um ambiente mais agradável de trabalhar.
Perspectiva
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
...