O programa de treinamento na área de construção Civil
Pesquisas Acadêmicas: O programa de treinamento na área de construção Civil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Felomena • 17/4/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 957 Visualizações
UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Materiais de Construção I
Professor: Roberto de Melo Rodrigues
Data: 06/03/2013
Alunos: Caio, Evair, Franciélly, Joana e Guilherme Gomez.
Etapa n° 01 – Questões a partir da leitura do texto: “Quem se importa com a qualidade?”.
a) Defina ABNT e NBR. Cite a classificação das normas técnicas.
R: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. Foi fundada no ano de 1940, é uma entidade privada, sem fins lucrativos.
NBR é a denominação de norma usada pela ABNT.
NBR (abreviação de Norma Brasileira).
Classificação Geral de Normas Técnicas:
- Norma de Base: de âmbito geral.
- Norma de Terminologia: termos, definições.
- Norma de Ensaio: amostragem, estatísticas.
- Norma de Produto: requisitos de produto.
- Norma de Processo: requisitos de processo produtivo.
- Norma de Serviço: requisitos de prestação de serviços.
b) Defina INMETRO.
R: INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Sua principal função é analisar as condições técnicas e qualidade de determinados produtos por meio de medições que seguem rígidos processos de metrologia e avaliação.
Promove o atestado de credibilidade e equilíbrio na indústria.
- Executa as políticas nacionais de metrologia e qualidade.
- Observações sobre normas técnicas e legais vigentes.
- Unidades de Medida.
- Métodos de Medição.
- Medidas Materializadas.
- Instrumentos de medição.
- Produtos pré-medidos.
Visa também a manutenção de padrões de unidades de medidas e a implementação de sistemas de rastreabilidade de padrões de tais unidades. Ajuda o país a manter-se atuante em atividades internacionais referentes a metrologia e qualidade, promovendo intercâmbio com instituições que atuam no mesmo setor em países estrangeiros.
c) Qual a importância do Selo de Conformidade de um material de construção?
R: O Selo de Conformidade é uma marca de identificação criada para que o consumidor saiba que ao comprar determinado produto certificado com o selo, este foi produzido a partir de critérios rígidos de qualidade.
O Selo de Conformidade leva em conta o compromisso técnico e ético do fabricante.
d) Defina PBQP-H.
R: PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade de Habitat) é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil na Conferência do Habitat II/1996.
Sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais; a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.
Essa nova organização da construção civil compreende uma série de medidas:
- Avaliação de conformidade de empresas de serviço e mão-de-obra.
- Melhoria da qualidade dos materiais.
- Formação e requalificação da mão-de-obra.
- Normalização Técnica.
- Capacitação de laboratórios.
- Avaliação de técnicas inovadoras.
- Informação ao consumidor.
- Promoção da comunidade entre os setores envolvidos.
O objetivo do programa, em longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.
e) Explique qual a importância da atual NBR 15575 para a construção civil nacional?
R: A Norma Brasileira de desempenho de edifícios, a NBR 15575, é um divisor de águas na construção civil brasileira, pois obriga as construtoras a conceberem e executarem as obras para que o nível de desempenho especificado em projeto seja atendido ao longo de uma vida útil.
Esta norma estabelece um padrão mínimo de desempenho para edifícios habitacionais ou sistemas com mais de cinco pavimentos.
Para compreender a aplicação da norma é necessário estabelecer critérios de desempenho, dessa forma, o bom desempenho é o atendimento das necessidades humanas em diversos requisitos: estabilidade estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, acústico, lumínico, conforto tátil e antropodinâmico (aspectos relacionados com a força e destreza humanas), dentre outros.
Embora o conceito seja simples de ser atendido, sua aplicação prática é difícil. Diversos agentes externos influenciam de forma direta na obtenção do desempenho desejado ao longo do tempo, fatores esses que são de responsabilidade de ambas as partes envolvidas na construção e habitação: incorporadores, construtores, projetistas, usuários dos imóveis, por exemplo.
- Estabelecem classes de performance.
- Permitem avaliação de sistemas inovadores.
- Se aproximam da realidade do usuário.
- São mais simples e de fácil compreensão.
Os críticos do novo modelo afirmam que o mercado brasileiro ainda não está preparado para utilizar a NBR 15575 e só vai e de fato se empenhar para atendê-la quando for obrigado, confirmando a realidade da construção civil nacional.
As empresas brasileiras, em especial as de pequeno porte
...