Programa de treinamento para segurança em eventos
Seminário: Programa de treinamento para segurança em eventos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcel_bjj • 19/9/2013 • Seminário • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 356 Visualizações
A - PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA SEGURANÇA EM EVENTOS
1- Noções Preliminares: Discorrer sobre a função do segurança em eventos, frisando a importância da tática e da técnica, evitando violência gratuita, bem como da apresentação pessoal e da discrição quanto à presença.
2- Apresentação Pessoal: Aspectos da apresentação pessoal da equipe de segurança como um todo e seu reflexo no público alvo. Vestimenta agressiva, vestimenta social, aspectos psicológicos no publico e na equipe.Discrição.
3- Tática de Distribuição do Pessoal de Segurança: Distribuição no terreno interno e externo. Pontos de reunião. Ponto de dispersão. Reunião informativa anterior.
4- Comunicação: Noções de comunicação via rádio, visual e sonora.
5- Percepção de Sinais: Percepção de sinais iniciais de alteração emocional e tumulto.Tipos de comportamento. Técnicas de Vigilância.
6- Tática de Abordagem Individual e em Grupo: Técnicas de Abordagem Pessoal. Técnica de Abordagem em Losango. Técnica de Abordagem em Triangulo. Técnica de Evacuação em Escalão a Direita e a Esquerda.
7- Técnicas Básicas de Condução e Imobilização: Imobilização individual, imobilização em grupos de 2,3 e 4 elementos. Conduções com e sem contato físico.
8- Técnicas de Revista: Técnicas de Revista e busca ligeira, em local isolado, evitando constrangimento.
9- Táticas de evacuação de Público: Reconhecimento das saídas de segurança, técnicas de orientação e evacuação de público.
10- Noções de Segurança Pessoal: Escolta e evacuação de pessoas. Dissimulação, Disfarce.
11- Noções Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndios: Abordagem Primária e atuação em crises e pequenos traumas. Utilização de extintores e sistema de hidrantes. Ventilação. Isolamento de risco.
Data Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
19:00/21:00 Noções Preliminares Tática de Distribuição do Pessoal /Técnicas de Imobilização e Condução Técnicas de Evacuação de Publico Noções de Prevenção de Incêndios Avaliação Final por estágio efetivo
21:00/21:15 Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo Intervalo
21:15/23:00 Apresentação Pessoal Comunicação /Percepção de Sinais Técnicas de Imobilização e Condução / Técnicas de Revista Noções de Segurança Pessoal Noções de Primeiros Socorros Avaliação Final por estágio efetivo
12- Avaliação: Corrente, durante as instruções. Avaliação final, compreendendo todo o conteúdo
B - CRONOGRAMA PROPOSTO
PLANOS DE SEGURANÇA PARA EVENTOS
Um primeiro plano passa pela criação de sistemas de informação e de boas práticas. Este sistema procura garantir que cada visitante de uma infra-estrutura onde esteja a ser realizado um evento tenha acesso ao maior volume de informação sobre as medidas de segurança e protecção a tomar em caso de necessidade e sobre regras de comportamento redutoras de situações complexas.
O acesso a essa informação deverá ser possibilitado ao consumidor através de cartazes, panfletos e desdobráveis que acompanham o documento de ingresso e que deverão fornecer um conjunto de informações sobre procedimentos a tomar em situações de emergência,
indicando ao mesmo tempo numa planta de leitura fácil a localização de saídas de
emergência e locais de instalação de extintores.
Deverá existir também a preocupação de fazer a verificação regular
da qualidade de utilização da rede de segurança (funcionamento das portas de segurança e
da operacionalidade dos extintores), criando um sistema de fiscalização destas condições.
Antes do início do evento, deverá também estabelecer-se um programa de ação que controle e reduza o impacte das multidões sobre o uso das infra-estruturas através de processos de vigilância e de sensibilização para uma utilização sustentável e cuidada.
PLANOS DE SEGURANÇA ESPECÍFICOS PARA EVENTOS
Controle e redução de conflitos
A redução de riscos e danos é uma das principais funções da segurança em eventos
O controle de um elevado número de pessoas concentradas num espaço é efetivamente
uma tarefa muito complexa e obriga à estruturação de planos específicos que respondam a
um diversificado tipo de situações extraordinárias, que incluem:
PROTECÇÃO DE VIPs
Quando se trata da recepção e acompanhamento de VIPs, consideram-se um conjunto de
fatores especiais. Todo o programa de acolhimento e acompanhamento de VIPs deverá
estar planejado, contemplando esse planejamento:
• O horário de chegada e partida do VIP, contemplando o momento a partir do qual a sua viatura se encontra estacionada no reservado até ao momento em que a
viatura sai desse local;
• A recepção no esapcionamento e acompanhamento até ao evento por parte dos
responsáveis por esse acompanhamento;
• O circuito a seguir pelo VIP dentro do espaço do evento;
• As paradas a fazer e o tempo de cada parada;
• Quem irá fazer o acompanhamento do VIP;
• Quantos elementos de segurança estão destacado para a escolta.
PROTEÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTO
É também necessário elaborar planos de proteção dos equipamentos e expositores contraroubo ou danos. Por exemplo, se houver equipamentos ou obras de arte em exposição, é
necessário protegê-los, também, através de
...