O que é cultura?
Por: rafacechi • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 961 Palavras (4 Páginas) • 235 Visualizações
1. DESENVOLVIMENTO
1.1. O que é cultura?
“Cultura é uma preocupação (...) em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos as suas relações presentes e as suas perspectivas de futuro. O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos (...) de organizar a vida social, de se apropriar dos recursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressa-la.” (SANTOS, p. 7, 1989).
Os aspectos culturais transformam-se com o tempo e são movidos pelos contatos e conflitos desenvolvidos ao longo da história. Com isso, a cultura consegue expressar diferentes princípios e condutas que os agrupamentos humanos possuem, além de identificar as peculiaridades que os unem ou distinguem.
A cultura trata-se da humanidade com um todo e ao mesmo tempo existem inúmeras culturas particulares de cada povo/grupo/sociedade, e assim, percebe-se que há muitas maneiras de viver, agir e organizar cada grupo, e é perceptível o jeito próprio que cada um atua. Tais ações e maneiras de habitar são resultados da trajetória e do meio e condições materiais em que se vive.
Segundo SANTOS, p.8, 1989: “Cada realidade cultural tem sua lógica interna, a qual devemos procurar conhecer para que façam sentido as suas práticas, costumes, concepções e as transformações pelas quais estas passam (...)” A ausência de conhecimento de muitos e o preconceito faz com que costumes e práticas de alguns povos sejam recriminados. Ao contrário de fazerem críticas destrutivas, tais pessoas deveriam indagar sobre o que eles consideram errado/feio/absurdo. Caso façam isso, perceberão o verdadeiro sentido das práticas, que merecem respeito. Estudar a cultura colabora para que o preconceito seja deixado de lado, e a afeição vença.
Não haveria a necessidade de estudar sobre diversas culturas se não houvesse uma relação entre elas, portanto, analisar as relações culturais traz uma rica experiência. E deve-se relacionar com a própria realidade social para refletir sobre as diferenças e semelhanças com outros povos.
De acordo com o livro História da Cidade, de Leonardo Benévolo, a Grécia Antiga é considerada como uma civilização de grande aparato cultural. Os gregos desenvolveram a filosofia, as artes, a tecnologia, os esportes e muito mais. Tamanha era a importância desta cultura, que os romanos, ao invadir a Península Balcânica, adotaram vários costumes dessa fonte cultural. Ou seja, uma única cultura tem inúmeros costumes adquiridos em outras ao longo do tempo e isso torna a diversidade cultural abundante no mundo todo, devido a essas trocas.
O livro expõe duas questões: Por que as culturas variam tanto? E qual o sentido de tanta variação? O autor explica que a partir dos primórdios, grupos humanos foram espalhando-se e formando sociedades isoladas, o que permitiu o desenvolvimento de culturas próprias. Com o aumento progressivo de população e a evolução desses grupos, fez com que as terras habitáveis fossem sendo ocupadas por mais de um grupo e o sedentarismo passasse a predominar, ou seja, o homem estabeleceu sua moradia em vilas e aldeias e começou a domesticar animais e viver com a agricultura produzida.
A cultura particular é uma junção de vários aspectos, relações com outros povos e costumes diferentes e seria praticamente impossível traçar uma linha que mostrasse a sequência de todas as culturas. Entretanto, uma das possibilidades para diferenciar as culturas, seria pela hierarquização, isto é, uma cultura poderia se destacar como sendo mais avançada ou desenvolvida do que a outra. E a segunda possibilidade de relacionar diferentes culturas prega-se que cada cultura tem suas características próprias e não seria viável fazer comparação com outra.
“No século XIX foram feitos estudos procurando hierarquizar todas as culturas
...