Operações Urbanas Consorciadas
Por: xpp8 • 19/6/2018 • Dissertação • 290 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
O que é Operações Urbanas Consorciadas
Operações urbanas consorciadas é um plano de desenvolvimento que sob o gerenciamento do Poder público, com a parceria dos investidores privados e a população local, cujo objetivo de realizar intervenções urbanísticas estruturais, que possa proporcionar melhorias sociais e ambientais.
O Poder Público deve determinar uma devida área e compor um plano de ocupação, no qual estarão pressupostos alguns aspectos, por exemplo, a nova distribuição de usos, as densidades permitidas, a implementação de infraestrutura, e dentre outras. As Operações Urbanas Consorciadas tem a habilidade de potencializar espaços urbanos das cidades de forma arquitetônica, onde dificilmente seria alcançado apenas pelo Plano Diretor, pois seus parâmetros podem ser aprimorados com maior detalhamento.
Todas as operações, os investidores privados são concedidos em troca de uma contrapartida de interesse social, algumas regalias, que podem ser o aumento do Coeficiente de Aproveitamento ou até mesmo a alteração dos usos do exigidos para o local.
Quais as áreas que devem ser elevadas o potencial construtivo?
A área escolhida para a implantação do projeto é de uso institucional, de acordo com a Lei Complementar de Uso e Ocupação do Solo do Distrito Federal – LUOS, fica localizado na cidade de Santa Maria - DF, Cl 212 Conjunto L, CL 213. Pois há vários terrenos com a mesma característica de uso, mas se encontram vazios.
No entorno do terreno ao longo da Avenida Alagados, tem muitos lotes comerciais, como mercados, lojas, dentre outros. Mas o aspecto geral das edificações e que os terrenos são utilizados de forma mista, por exemplo, tendo comércio no térreo e o pavimento superior com o uso residencial. No entorno do terreno existem variações de volumetrias, com edificações térreas e até com 04 pavimentos, porém as edificações térreas são predominantes na área.
...