Os Pontos sobre Brasilia
Por: Maria Luiza Cassol Daga • 13/11/2018 • Relatório de pesquisa • 563 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA BRASILEIRA – II
MARIA LUIZA CASSOL DAGA
BRASÍLIA
PONTOS POSTIVOS:
- o ar praticamente não poluído.
- possui grandes áreas verdes.
- o o céu em Brasília é muito bonito, e lindos entardeceres são algo comum;
- o o sistema educacional e o sistema de saúde costumam ser considerados como estando entre os melhores do Brasil
- Uma cidade que para época em que foi construída considerava-se inovadora, se tornando fonte de estudo em todo o mundo.
- A única cidade construída em moldes modernistas no porte de uma capital.
- Um projeto Urbano e Paisagístico que mesmo com tamanha destruição e depredação, continuam sendo admiráveis pela escala em que foram elaborados e aplicados.
- As construções existentes na mesma consideras muito a frente de seu tempo e até hoje parecem serem “modernas”.
- Apesar de possuir construções monumentais e de concreto armado a maioria delas passa uma impressão de leveza.
- Uma cidade pensada para automóveis, assim facilitando a vida de quem tem carros com eixos que cortam a cidade e várias faixas longitudinais que possibilitam melhor deslocamento pela cidade.
- Possuía uma ideia de bem estar e infraestruturas até que tivesse uma super lotação.
- Tornou a ideia de povoar o interior do Brasil real e não atoa hoje tem uma taxa de habitação altíssima. Trazendo junto com o povoamento um desenvolvimento pra região centro-oeste do país.
- Ao mesmo tempo que povoou a região, Brasília se tornou isolada das regiões de mais fácil acesso do pais, assim se tornando menos invasiva e também dificultando todo tipo de concentração negativa na mesma.
PONTOS NEGATIVOS:
- A falta de manutenção oriunda de uma má gestão governamental fez com que várias obras existentes no projeto fossem abandonadas.
- Se tratando de orçamento e de tempo para construção algumas propostas se tornaram inviáveis.
- A cidade não foi pensada para as pessoas que a construíram, sendo assim as mesmas foram descoladas para regiões próximas, originando as cidades satélites e periferias que não possuem da mesma infraestrutura que a capital.
- Brasília possuem distancias extremamente grandes entre suas principais construções, o que torna totalmente inviável se deslocar a pé na mesma, fazendo assim com que o transito da mesma tenha um trafego excessivo e seja o caos.
- A mesma foi pensada dentro dos conceitos modernistas para ser uma cidade de integração e união devido as suas áreas de lazer e espaços de convívio, porem o mesmo não acontece devido as longas distancias existentes e ao clima seco e quente que não favorece as pessoas a ficarem ao ar livre.
- Os grandes eixo foram pensados para que o transito fluísse, porem os mesmos não possuem semáforos, fazendo com que os pedestres sejam desfavorecidos.
- Algumas diretrizes do plano original não foram seguidas fazendo com que o desenho original ficasse modificado e vários vazios na área urbana se tornassem existentes, inclusive até hoje.
...