PARQUE BICENTENARIO CHILE
Por: robertap • 12/2/2019 • Monografia • 734 Palavras (3 Páginas) • 399 Visualizações
[pic 1][pic 2]
INFORMAÇÕES
- Arquitetos: Elemental
- Localização: Perú, Recoleta, Santiago,Chile
- Equipe de Projeto:Alejandro Aravena, Ricardo Torrejón, Víctor Oddó, Juan Cerda, Fernando García-Huidobro, Gabriela Larraín, Rebecca Emmons
- Área: 40000.0 m2
- Ano do projeto: 2011
- Engenharia Estrutural: Luis Soler Ingenieros
- Movimento de Terra, Reciclagem de Água: Urbano Proyectos
- Paisagismo: Marta Vivero / Priscilla Conca, Parque Metropolitano
- Orçamento: US$1MM/ha
O parque é um dos principais projetos realizados pela Prefeitura de Vitacura. Localizado ao lado do Rio Mapocho, que está localizado entre o entroncamento rodoviário Pérez Zujovic e Calle Isabel Montt, uma das principais áreas verdes de Santiago, com uma área total de 27 hectares que se estende ao longo da margem oriental do rio.
Ele tem cerca de 4.000 árvores, das quais mais de 1.300 são espécies nativas.
[pic 3][pic 4]
Sua principal atração é a lagoa do norte, com rendimentos de Isabel Montt rua, um lugar onde cisnes, flamingos, galeirões, garças e triles de pescoço preto.
Recebe, em média, cerca de 28.000 visitantes por mês.
Dentre seus espaços, encontram-se grandes áreas verdes, parques para crianças, locais para exercícios, trilhas para caminhadas, lagos com animais…
[pic 5][pic 6]
O parque está um pouco abaixo do nível da rua e tem um calçadão em toda a sua extensão, onde você também pode caminhar e sentar em algum de seus bancos, para apreciar a vista do parque e das cordilheiras. Para descer existem três acessos, um em cada ponta e um no meio: Perez Zujovic, Alonso de Córdova (meio) e Isabel Montt.
O projeto do parque corresponde ao arquiteto Teodoro Fernández Larrañaga, Prêmio Nacional de Arquitetura em 2014. Sua missão foi através de um concurso público no qual participaram paisagistas reconhecidos. A primeira etapa foi entregue em dezembro de 2007; e o segundo, em novembro de 2011. Seu design distingue três grandes áreas: A passarela do Avda. Bicentenario: que constitui um grande mirante em direção ao Parque e seus arredores. A Esplanada Central: onde muitas das atividades recreativas do próprio Parque acontecem. A inclinação; que se constitui como uma tela visual e acústica da passagem dos carros da Costanera Norte e Sur.[pic 7][pic 8]
O parque tem duas lagoas artificiais, a do lado norte tornou-se um verdadeiro ecossistema, no qual cisnes, flamingos e peixes vivem lado a lado.Garças e taguas também chegaram naturalmente.
A lagoa sul tem plantas aquáticas como nenúfares, equisetos, espadas da Amazônia, etc.
Os 314.314 m2 de área verde possuem cerca de 4.000 árvores, das quais mais de 1.300 são espécies nativas, extensões de gramado, área de atividade, lagoa artificial com ecossistema de plantas aquáticas, peixes e cisnes de pescoço preto.
...