PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA
Por: Nicolepv • 6/12/2018 • Trabalho acadêmico • 1.879 Palavras (8 Páginas) • 474 Visualizações
PRÉ-URBANISMO PROGRESSISTA
A revolução industrial é quase seguida por um crescimento demográfico das cidades, por uma drenagem dos campos em benefícios de um desenvolvimento urbano sem antecedente.
A cidade começa a tomar forma própria, ela forma um movimento novo de observação e reflexão. Os sentimentos humanitários denunciam o estado de danificação em que vivem. São distanciados do local de trabalho os lixões amontoados e a ausência de jardins públicos.
SOCIALISMO UTÓPICO: Primeira corrente do moderno pensamento filosófico capitalista. Contra a revolução industrial, liberal e o capitalismo.
RUA GALERIA: É um dos órgãos mais característicos da arquitetura societária. É uma rua dupla, ela sobe até o alto do edifício e recebe a luz por janelas altas e largas, muitas vezes são construídas inteiramente de vidro.
OWEN
- Foi o primeiro a usar o termo socialista
- Buscava melhor qualidade de vida
- Reduziu a jornada de trabalho
- Zoneamento rigoroso
- Contato estreito com a natureza
- Geometria natural
- Edifícios central e jardins na lateral
- Criou escolas e trouxe educação
Criticas
- Denuncias a higiene física das cidades
- Longa distancia das habitações dos locais de trabalho
- Ausência de jardins
- Uniformidade das construções
Características das cidades na época
- Cidades construídas em xadrez
- Edifícios públicos localizados no centro
Obras
- New harmony (1825)
- New Lanark (1798)
FOURIER
- Propunha organizar a sociedade em “Falantérios”, onde todos segmentos sócias colocariam suas propriedades e força de trabalho em posse comum e todos receberiam ações proporcionais ao valor de sua contribuição.
- Propôs alternativa cooperativista. As pessoas poderiam realizar livremente suas paixões para produzir um estado de equilíbrio entre todos.
- Educação de acordo com a idade
- Associação livre e universal
- Fourier pensava que casas pequenas ficariam muito caras e casas grandes já alojaria muitas pessoas e teria mais economia. Edifícios maiores manteriam corrente de ar e devido a isso os ambientes seriam mais limpos.
Criticas
- Contra o cristianismo, o conservadorismo e o niilismo (Que no pensamento dele são posições que justificam e perpetuam o sofrimento humano).
CONSIDERANT
- Com a morte de Fourier ele se tornou chefe do movimento falansteriano
- Defendia o direito de ter trabalho, optou pela societária
- Propôs cidade industrial, o estabelecimento agrícola, a classificação das funções e a organização da cidade.
- Queria igualdade, todos deveriam ter alojamento, habitação sadia e com saneamento básico.
Obras
- Colônia de La Reunion
Criticas
- Criticava a superlotação de Paris (Caos urbano e as edificações altas).
CABET
- Buscava o novo conceito de igualdade e liberdade
- Regularidade e geometrismo.
- Ruas largas e paisagismo vasto
- Implantou tetos de vidro para proteger pedestres da chuva, sem privar a luz.
- Se aproxima ao modelo de Owen, Fourier e Considerant, ideia de eficácia e rendimento
- Jardins ficam atrás das casas de Icária
- Bairros com nomes das principais cidades do mundo e os edifícios classificados por cor.
- Buscava pureza, higiene e circulação de ar
- As casas eram individuais com grandes janelas e teto terraço
Criticas
- Criticava a desordem da cidade
PRÉ-URBANISMO CULTURALISTA
- Ponto de partida: o agrupamento humano
- Busca relembrar as formas do passado e trazê-las para o presente
- Planejamento urbano menos rigoroso, características materiais para atingir a bela totalidade cultural.
- A ideia é diminuir o tamanho das cidades separando-as em unidades distintas
- Esquece-se a geometria
- O estético exerce o papel que exercia a higiene nos progressistas
- Poucas realizações concretas
- Ruskin e Morris tinham caráter muito limitador e repressivo rompendo com a realidade socioeconômica.
- Há uma revolta pelo desaparecimento da antiga unidade orgânica da cidade devido à industrialização.
RUSKIN
- Proposta da cidade mais atraente que a paisagem
- A proposta é andar pela cidade e se encantar por ela, mesmo que entorno haja uma paisagem natural bela.
- Cidade menos densa
- Os edifícios públicos devem se harmonizar com as residências e receber ornamentos
- Defende a assimetria, como na natureza.
- Busca a retomada das ruas tortuosas e com valor artístico.
- As habitações devem ser construídas como moradas eternas e com as características particulares de cada morador.
- Defendia a ideia de que as edificações pertenciam ao seu “primeiro construtor”.
- Metal e madeira nas construções.
Criticas:
- Critica a sociedade vitoriana e a pobreza da arquitetura e do planejamento, consequências da revolução industrial.
- Critica a repetição e a monotonia.
MORRIS
- Defende a arte para os trabalhadores, pois a vida destes está degradada.
- Afirma que a verdadeira arquitetura só renascerá quando forem resgatados os conceitos do passado medieval.
- O movimento artístico que Morris e os outros tornaram famoso foi a Irmandade Pré-Rafaelita.
- Eles evitavam o trabalho industrial barato de artes decorativas e da arquitetura e favoreciam um retorno ao artesanato, elevando os artesãos à condição de artistas.
- Preservava a essência do artista. Sem poluição.
PRÉ-URBANISMO SEM MODELO
MARX
- Marx direcionava suas criticas a revolução industrial, para ele a revolução não deveria ter acontecido.
- Ele achava que o modelo de sociedade industrial era desordenado e mal planejado.
- Criticava também a situação dos trabalhadores e a questão da superpopulação, a sociedade não possuía um bom planejamento urbano para alojar e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e moradores
- A população crescia enquanto o perímetro urbano se mantinha o mesmo. Com isso, outros problemas urbanos foram surgindo: falta de saneamento básico social e moradias comunitárias.
- Não elaborava propostas de solução para os problemas alegados por ele mesmo, ele apenas apontava criticas aos modelos de cidades desenvolvidos por outros urbanistas e pensadores.
ENGELS
- Foca suas criticas aos modelos de cidades instalando em Londres (Progressistas), dando ênfase as casas padronizadas e construídas irregularmente, ruas não pavimentadas, sujas, sem esgoto e com pouca ventilação.
- Para Engels a crise de habitação já era algo a ser pensando e possuía apenas uma solução: Eliminar a exploração e opressão da classe trabalhadora pela classe dominante
- Queria resolver o problema da habitação utilizando modelos espaciais utópicos
- Marx e Engels não eram arquitetos e urbanistas e criticavam o socialismo utópico (Sua idealização nada mais é que os modelos trazidos por Owen e Fourier copiados pelo economista (com cafés, cervejarias, jardins de infância, canalizações de água, cozinhas-lavanderias, etc), simplesmente tirando tudo o que havia de socialista nela; tornando-a assim, duplamente utópica).
...