PRÉ PROJETO - 3 R's DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Max Müller • 12/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 696 Visualizações
CEDTEC – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TÉCNICO
NUCEAD
José Carlos Costa
Luciley Leite Floro
Max Miller Candido Alves Pereira
3R’S DA CONSTRUÇÃO CIVIL – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
SERRA
2017
José Carlos Costa
Luciley Leite Floro
Max Miller Candido Alves Pereira
3R’S DA CONSTRUÇÃO CIVIL – REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
Pré Projeto Final de curso apresentado ao CEDTEC – Centro de Desenvolvimento Técnico, sob orientação do Professor João Filipe Branco Oliveira, apresentado como requisito para obtenção do título Técnico em Edificações. Núcleo Central de Educação à Distância – NUCEAD.
SERRA
2017
RESUMO
O setor da construção civil vem se expandindo a cada década. Cidades crescem em demasia, há uma demanda cada vez maior de obras de grande porte, exemplos como a transposição do rio São Francisco demonstram o crescimento deste setor. Diante deste cenário, a busca para solucionar a problemática com o excesso de resíduos sólidos torna-se necessária, pois a geração dos mesmos é altíssima e no momento há poucas finalidades para estes resíduos. Colaborar com o meio ambiente é a principal preocupação para nós, pois o futuro depende disso. A sustentabilidade se torna cada vez mais importante. A proposta deste projeto consiste em reaproveitar materiais inutilizados da construção civil. Com a reciclagem teremos condições para atingir o desenvolvimento sustentável. Sob o ponto de vista da cadeia produtiva da construção civil, a reciclagem de resíduos é uma das formas de redução do impacto ambiental causado por essas obras. A propositura é desenvolver um estudo de caso da geração dos resíduos sólidos da construção civil. Se há uma destinação para os mesmos e como funciona; se existem produtos desses materiais, para retornarem para as obras. Deste modo, portanto, aplicar ao setor o conceito dos 3R’s: reduzir o consumo de recursos naturais; reciclar resíduos da construção civil; reutilizar corretamente os materiais reciclados.
SUMÁRIO
- TEMA ..................................................................................................... 05
2. PROBLEMA .......................................................................................... 06
3. JUSTIFICATIVA .................................................................................... 07
4. OBJETIVOS ........................................................................................... 08
4.1 OBJETIVO GERAL..................................................... 08
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 08
5. METODOLOGIA. 09
6. CRONOGRAMA..................................................................................... 10
- TEMA
As empresas deixaram de ser vistas como instituições econômicas que se atém a preocupações com o quê e/ou quanto produzir. Hoje, no entanto, são vistas como instituição sociopolíticas onde as preocupações com os direitos dos consumidores, a proteção ambiental e a qualidade dos produtos são relevantes e afetam o ambiente de negócios. Neste aspecto, dá-se a importância e abrangência deste tema que, embora englobe questões ambientais, está inteiramente ligado ao mercado da construção civil. Este mercado, por sua vez, caminha aceleradamente para o desenvolvimento sustentável e discutir os 3R’s – reduzir, reutilizar e reciclar – entre os profissionais que estão entrando neste mercado têm seu impacto a médio e longo prazo e, neste aspecto, firma-se a magnitude deste tema.
- PROBLEMA
Aplicar a ideia dos 3R’S na construção civil hoje em dia é algo que se torna necessário, porém é bastante preocupante na visão ambiental, por não ser uma regra. Essa linha de pesquisa propõe o estudo de viabilidade técnica de reutilização dos resíduos sólidos provenientes das obras de modo geral, pois o volume de resíduos é gigantesco e boa parte desse material não tem uma destinação final adequada, gerando entulhos irregulares, despejo em locais inadequados e/ou por proteção ambiental.
No XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ocorrido no Rio de Janeiro, em outubro de 2008, houve um levantamento do referido problema.
As edificações representam um dos maiores agentes de degradação ambiental, tanto pelo seu consumo energético, quanto pela contribuição para a poluição atmosférica, ruído, utilização dos recursos naturais entre outros. Neste sentido, há um crescente interesse na redução dos impactos ambientais, associados ao setor da construção civil, seja na fase de produção de materiais e componentes de edificações, seja na construção, no uso e na demolição da mesma. (DEGRADAÇÃO AMBIENTAL OCASIONADA PELA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: ESTUDO DE CASO DE VILA DE PONTA NEGRA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil).
Problemáticas deste nível devem ser estudadas e conscientizadas entre os gestores e construtores de pequeno até grande porte.
- JUSTIFICATIVA
Garantir a fabricação de novos produtos dentro das normativas previstas para os produtos convencionais, demonstrando que é um processo viável na questão custo-benefício, mitigar ou reduzir o impacto ambiental, retirando esses materiais do meio ambiente de forma consciente e destinando os mesmos de forma inteligente e de forma cíclica.
- OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Demonstrar que o uso de produtos provenientes do reuso dos resíduos sólidos da construção civil é viável e garante o mesmo desempenho dos produtos convencionais, reduzindo o volume de entulho sem destinação desses resíduos.
...