Parques Urbanos e a Tecnologia
Por: Junior Souza • 3/6/2019 • Monografia • 2.764 Palavras (12 Páginas) • 246 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Parques urbanos e a tecnologia
Um estudo sobre o avanço da tecnologia nos parques urbanos
Polo Unip Novo Hamburgo/RS
2019
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
Parques urbanos e a tecnologia
Um estudo sobre o avanço da tecnologia nos parques urbanos
Doralino Souza da Rosa Junior
RA 1909021
Análise e desenvolvimento de sistemas
1º Semestre
Polo Unip Novo Hamburgo/RS
2019
RESUMO
O projeto “Parques Urbanos e a tecnologia” aborda a relação entre espaços públicos (parques urbanos), e como a tecnologia pode ser de grande importância para esses parques. Como prova disso, o projeto defende a construção de um terminal que servirá para trazer modernidade e passar uma segurança maior para os usuários desses espaços de lazer.
O projeto apresenta tanto requisitos técnicos quando teóricos, visando sempre defender os pilares de: Tecnologia, segurança e comunicação.
Palavras chave: Tecnologia, Parques Urbanos, Terminal
ABSTRACT
The project Parques Urbanos approaches the relation between public place (urban park), and how the technology can be of great importance to these places. As proof of this, the project defends the construction of a terminal that will serve to bring modernity and greater security for users these leisure spaces.
The Project presents both tecnical requirements as theoretics, seeking out to defend the pillars: technology, security and comunication.
Keywords: Technology, urban park, terminal.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. DESENVOLVIMENTO 7
2.1 – Parques Urbanos 7
2.1.1 Parques urbanos na realidade do brasil 7
2.1.2 Pesquisa, ouvindo os usuários dos parques 7
2.2 O Terminal 9
2.2.1 Introdução ao terminal 9
2.2.2 Funcionalidades do Terminal 9
2.2.3 Arquitetura 10
2.2.3.1 Sistema operacional 10
2.2.3.2 Software de interação com o usuário 11
2.2.4 O desenvolvimento sustentável 13
2.2.5 Benefícios do terminal 14
3. CONCLUSÃO 17
4. REFERÊNCIAS 18
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. Erro! Indicador não definido.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing. 2.ed. São Paulo: Atlas, 1992. Erro! Indicador não definido.
1. INTRODUÇÃO
Diante do grande avanço tecnológico no século atual, cada vez mais precisamos achar um meio de canalizar todos esses benefícios em prol da humanidade.
Neste projeto vamos tentar fazer com que 3 grandes pilares andem juntos, sendo eles: tecnologia, sustentabilidade e lazer. Acreditamos que seja possível melhorarmos o lazer nos parques urbanos brasileiros, e desta forma vamos apresentar detalhadamente todas as ações necessárias para executar tal ação.
Hoje o brasil possui inúmeros parques para lazer que não possuem uma infraestrutura que permita que o visitante saiba realmente quais são as atrações disponíveis no parque, muito menos qual a programação da data específica, queremos unificar em um terminal digital o maior número possível de informações para que o visitante tenha a melhor experiência possível, aumentando desta forma o turismo nestas regiões e impulsionando ainda mais a economia local.
Também será apresentado uma forma de comunicação dos terminais com canais de segurança pública, como por exemplo o 190 e o XXX, Policia militar e Corpo de Bombeiros, respectivamente, melhorando desta forma também a segurança nos parques de lazer.
Todo um levantamento será aplicado para entender quais deveriam ser os primeiros parques a receber um terminal conceito, bem como um estudo sobre a qualidade dos parques brasileiros juntamente com uma analise quantitativa desta categoria.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 – Parques Urbanos
2.1.1 Parques urbanos na realidade do brasil
Os parques urbanos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois proporcionam contato com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e o lazer.
As atividades trazem diferentes benefícios psicológicos, sociais e físicos a saúde dos indivíduos, como, por exemplo, a redução do sedentarismo e amenizar o estresse do cotidiano urbano.
O planejamento correto e a conservação de parques públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.
A realidade econômica de grande parte dos municípios brasileiros, dificulta a administração publica dos parques urbanos do país, grande parte dos parques não possuem guia, plano de comunicação de eventos ou placas informativas para facilitar a localização do turista brasileiro.
...