Pesquisa de Satisfação Projeto Educacional
Por: Mario Lobo • 18/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.210 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
90% dos professores de São Gonçalo do Amarante/RN aprovam a utilização de Portal Educacional na cidade
Pesquisa de Satisfação realizada entre docentes de São Gonçalo do Amarante/RN, mostra que 90% dos professores aprovam a metodologia e recursos que vem sendo utilizados na cidade para a implementação da cultura do uso da tecnologia na educação.
Pesquisa avalia a satisfação de professores do município de São Gonçalo do Amarante em relação ao Portal Educacional Clickideia
Melhorar a qualidade da educação é um dos principais desafios enfrentados pela sociedade brasileira atualmente. Nesse cenário, a incorporação perene de novas tecnologias educacionais constitui um processo fundamental para que essa empreitada alcance resultados cada vez melhores. Para tanto, desde o ano de 2013, o município de São Gonçalo do Amarante, situado no Rio Grande do Norte, oferece a seus alunos e professores as soluções tecnológico-educacionais oferecidas pelo Portal Clickideia.
Atualmente, a parceria entre o município de São Gonçalo do Amarante e o Clickideia abarca 37 escolas e conta com mais de 13 mil usuários, número bastante expressivo, já que a população do município é de pouco mais de 95 mil pessoas. Para avaliar a qualidade desse projeto, no último mês de setembro foi promovida uma ampla pesquisa de satisfação junto ao corpo docente e discente que utiliza o Portal.
O tema da satisfação tem grande relevância no contexto da educação. Alunos satisfeitos apresentam motivação elevada, repercutindo no aprendizado e nos níveis de aprovação e retenção. Ou seja, alunos satisfeitos aprendem mais e, por conseguinte, apresentam melhor desempenho escolar. Da perspectiva institucional, dados sobre a satisfação constituem uma ferramenta valiosa para a gestão, pois permitem identificar os pontos fortes da instituição, bem como aqueles que demandam um esforço por melhorias.
Métodos
A avaliação da satisfação dos professores de São Gonçalo do Amarante em relação ao Portal Educacional Clickideia ocorreu por meio da aplicação de questionário online, desenvolvido junto à secretaria de educação do município e disponível na própria página do Portal. Foram incluídas 17 das 37 escolas que atualmente utilizam o Clickideia, uma amostra representativa de quase 46% do universo avaliado. A pesquisa foi respondida por 74 professores, com atuação em todas as disciplinas do nível fundamental. A participação era voluntária e anônima. Foram avaliados aspectos como a confiabilidade dos conteúdos e a funcionalidade dos recursos disponíveis.
Resultados
Primeiro item avaliado (figura 1), a confiabilidade dos conteúdos obteve 63% de aprovação plena pelos professores. Já quase um terço (30%) dos participantes julgou que essa adequação é parcial. A adequação pedagógica desses mesmos conteúdos (figura 2) obteve 90% de aprovação da amostra, ao passo que os outros 10% dos professores disseram não terem realizado utilização suficiente para realizar tal aprovação.
[pic 2]
Figura 1 – Confiabilidade nos conteúdos
[pic 3]
Figura 2 – Adequação pedagógica dos conteúdos
Novamente, é oportuna a promoção de estudos mais aprofundados para se identificar possíveis pontos de melhoria. Em ambas as questões, porém, a pesquisa evidenciou que a grande maioria dos professores aprova os conteúdos produzidos pelo Portal Educacional Clickideia, seja do ponto de vista da confiabilidade, seja do da adequação pedagógica.
Para garantir que o projeto seja incorporado nas escolas, o Portal disponibiliza uma ampla equipe de coordenadores que atuam in loco para promover essa tecnologia e sanar eventuais dificuldades que possam surgir. Para 45% dos professores, a presença da equipe do Clickideia na escola é frequente, enquanto 36% têm a percepção de que esse contato seja mais eventual (figura 3).
[pic 4]
Figura 3 – Papel da Coordenação Clickideia
Para 92% dos professores, as ferramentas oferecidas pelo Clickideia têm funcionalidade plena (39%) ou parcial (53%) como pode ser visto na figura 4. Quando essas mesmas ferramentas são avaliadas do ponto de vista da usabilidade, 39% dos professores as aprovam plenamente, enquanto 52% as aprovam parcialmente (figura 5).
[pic 5]
Figura 4 – Funcionalidade das ferramentas e recursos
[pic 6]
Figura 5 – Usabilidade das ferramentas e recursos
A possibilidade de desenvolver aulas mais dinâmicas foi considerada a principal contribuição do Portal para o planejamento e desenvolvimento das aulas, conforme avaliação de 39% dos professores. Em segundo lugar, com 34% das avaliações, foi apontada a oportunidade de se estabelecer uma nova relação de aprendizado com os alunos. Outros benefícios apontados foram a melhoria no desempenho escolar dos alunos e o estabelecimento de uma relação entre teoria e prática, com 14% e 5% das avaliações, respectivamente (figura 6).
[pic 7]
Figura 6 – Uso do Portal
Outro ponto abordado pelos professores por meio da pesquisa foi a influência do uso do Portal sobre o rendimento dos alunos. Como pode ser visto na figura 7, para 81% dos participantes, os alunos que mais acessam o Clickideia têm melhor desempenho escolar – além disso, para 94% dos docentes, os recursos apresentados pelo Portal, ao abordarem tópicos para estudos e exercícios, contribuem para a melhoria da aprendizagem escolar dos alunos. Para apenas 19% dos professores, não é possível estabelecer essa relação ou então o Portal não tem qualquer influência sobre o rendimento dos alunos.
...