PROJETO EDUCACIONAL
Tese: PROJETO EDUCACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lourdesfelismino • 22/2/2014 • Tese • 3.428 Palavras (14 Páginas) • 544 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Projeto Multidisciplinar I
Lourdes da Silva Felismino - RA: 4311808366 e-mails lourdessf@bol.com.br
Maria Gilvoneide E. Alves - RA: 3876775195 e-mail emariagilvoneide@yahoo.com
Rudiney Oliveira Penteado - RA: 1299863244 e-mail rudineypenteado@r7.com
Sueli Perim Calssi - RA: 38086216000 e-mail suel.c@hotmail.com
Isabel Ap. Cardoso Albino - RA: 1299822389 e-mail Isa-albino1@hotmail.com
Professor EAD – Djalma Silveira
Professora Tutora à Distância Marinês Soratto
Campinas, 18/06/2013
ETAPA 1 - PROJETO EDUCATIVO
Um projeto educativo deve conter:
1 – Título, que expressa no início do Trabalho, uma vaga referência ao tema;
2 – Justificativa, que servirá como introdução e relatará quais os motivos de estar desenvolvendo o projeto, bem como a origem da idéia, além de mostrar o que fará a Escola querer tratar o Tema;
3 – Objetivo geral, que definirá explicitamente o propósito do Estudo;
4 – Objetivo específico, caracterizando as etapas do projeto, servirá como detalhamento do objetivo geral;
5 – Metodologia, mostrando a maneira como o professor poderá introduzir o tema em sala de aula, trazendo detalhes de como estará trabalhando e aplicando as atividades relativas ao projeto;
6 – Duração do projeto, sendo esta relativa, podendo durar um dia ou até mesmo um ano;
7 – Avaliações, que poderá ser qualitativa (grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades) ou quantitativa (geralmente feita por acúmulo de notas);
8 – Culminância, que é a finalização do projeto, devendo ser cuidadosamente calculada e voltada a envolver Escola, professores, alunos e familiares.
O título de um projeto educativo, apesar de ser apenas uma referência ao tema a ser tratado, é a chave da porta de entrada, despertando ou não o interesse dos envolvidos. É ele que vai provocar a emoção inicial, entrelaçando disciplinas, ideias e conceitos, colocando todos dispostos dentro e fora da sala de aula, a lutarem por um único propósito.
Justificar é importante para mostrar como a ideia surgiu e demonstrar os por quês da realização do projeto, apresentando o problema inicial encontrado e a solução proposta, especificando seus meios e sua finalidade. A justificativa do projeto levará os envolvidos a enxergarem as reais necessidades de seu desenvolvimento frente aos problemas ocorridos diariamente dentro do contexto ensino-aprendizagem, fazendo-os pesarem os pontos positivos que evidenciarão uma melhoria na relação das disciplinas e fora delas.
O objetivo geral, que definirá de forma explícita o propósito do projeto, fornecerá condições ao aprimoramento deste durante seu desenvolvimento, levando educadores, coordenadores, diretores e alunos à procura de explicações.
O objetivo específico, ou objetivos específicos, tendo a finalidade de expor o projeto de maneira detalhada, mostrará os diversos pontos a serem explorados pelos envolvidos no desenvolvimento do trabalho, dando noções de como buscar as soluções necessárias para a sua elaboração, desde sua concepção até sua culminância, discutindo as diferentes opiniões e chegando a um consenso.
Buscando uma forma eficaz de elaborar um trabalho, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de Escolas, envolvidos no propósito de atingirem um único objetivo, devem discutir a melhor metodologia de ensino a ser empregada durante o desenvolvimento de um projeto, visando sua eficácia junto à relação das diversas disciplinas estudadas nas salas de aula e no meio externo, no dia-a-dia dos educando.
Visando o bom resultado de um projeto educativo, seus elaboradores devem levar em consideração os materiais disponíveis para estudos dentro da Escola, o nível atual de conhecimento dos alunos, a disponibilidade de cada um dos envolvidos, incluindo os próprios educando, a necessidade ou não de transportes para pesquisas de campo, a autorização dos pais para determinadas pesquisas, entre outros fatores como, por exemplo, a política de governo atual. Lembrando que a duração de um projeto pode durar de um dia a um ano.
Avaliar os discentes não é apenas um meio de descobrir o quanto eles estão absorvendo os conteúdos aplicados durante o desenvolvimento de um projeto, serve também para ver os pontos positivos e os negativos que este trabalho está apresentando, o quão satisfatório está sendo para os envolvidos que participam ativa e passivamente dele. Na avaliação será possível vislumbrar a necessidade de repensar ou não em como elaborar um projeto futuro.
A culminância ou encerramento servirá para harmonizar todos os envolvidos no desenvolvimento de um projeto. É seu ponto máximo, mesmo com seus acertos e erros, sendo um momento de contemplação de uma realização que envolveu muito trabalho durante determinado período. Envolve Escola, profissionais da Educação, alunos e pais de alunos, interligando os meios e transpondo barreiras.
ETAPA 2 - MATRIZ CURRICULAR/ EDUCAÇÃO INFANTIL
Série escolhida: Educação Infantil Fase 2
De acordo com o projeto “Brincar” escolhido por uma escola de ensino infantil pública e constam na Matriz Curricular os seguintes conteúdos: Linguagem oral e escrita com duração de 6 horas/semanal; Natureza e Sociedade com duração de 3 horas/semanal; Matemática com duração de 4 horas/semanal; Brincar com duração 8 horas/semanal; Educação Físíca com duração de 1 hora/semanal; Educação Artística com duração de 1 hora/semanal; Língua Estrangeira (Inglês) com duração de 1 hora/semanal, totalizando 25 horas por mês e 1000 horas/ano.
O grupo analisou a matriz curricular desta escola nos quais são trabalhados a base Nacional comum: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e educação artística. OBS: Lei Federal
...