Praça Lá Encarnacion
Por: camilla.franco • 17/10/2016 • Abstract • 4.764 Palavras (20 Páginas) • 348 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho traz uma seqüência de informações que irão se ligar formando um estudo sobre a Praça La Encarnación que sofreu revitalização, mostrando como ficou o novo projeto realizado pelo arquiteto Jurgen Maye, cujo nome é Metropol Parasol. Assim no primeiro momento do trabalho, encontra-se uma pequena abordagem sobre a praça, qual era seu antigo uso, qual foi a necessidade de revitalizá-la, como foi feita a escolha do arquiteto que realizaria o projeto, e o que o trabalho final tornou-se.
Em um segundo momento, sabendo-se que o estilo arquitetônico contemporâneo foi o adotado pelo arquiteto para a revitalização, comenta-se rapidamente o que é Arquitetura Contemporânea, quando surgiu, quais são suas características e entres outros estudos, que vão ajudar analisar o projeto Metropol Parasol, para saber realizar uma analise argumentativa de o porquê classificar o projeto como contemporâneo, quais são as características que o determina como tal, para assim entende-se o trabalho feito por Jurgen Mayer.
Em seguida é feita uma pequena bibliografia do arquiteto Jurgen Mayer, falando um pouco sobre sua vida, do seu currículo profissional, dos projetos que receberam premiações e a forma de se projetar, falando de que essência e estilo o arquiteto adota-se.
Completando a seqüência de informações sobre o projeto, elabora-se um levantamento sobre a cidade de Sevilha, com informações do surgimento da cidade, dos povos que já habitaram o território, a área total e a quantidade de habitantes para formar a densidade demográfica, questões vegetativas, climáticas, culturais e econômicas, que juntas ajudarão a compreender a relação da obra com o local, permitindo criar criticas positivas ou negativas.
Por fim vem à explicação de como o projeto funciona, mostrando suas divisões, a forma que os ambientes são distribuídos, por meios de fotos, plantas baixas, cortes, fachadas e perspectivas, que vão ajudar entender o formato e funcionalidade do projeto.
OBJETIVO
Este trabalho procura-se conhecer a Praça La Encarnación, o processo de revitalização que gerou o Metropol Parasol, entendendo-se os motivos para tal processo, assim conhecendo como funciona o novo projeto com relação à cidade, aos habitantes e a antiga utilização do ambiente.
Em cima de todo estudo realizado sobre a praça, procura-se entender como o antigo uso funcionava para a cidade, quais eram seus pontos positivos e negativos e o que devia ser melhorado. Com o novo projeto já realizado faz-se uma comparação com os pontos levantados do antigo projeto, qual foi o impacto que essa obra gerou na cidade e o que tem a oferece. Assim criando-se uma critica sobre toda construção ate seu estado atual.
Também gerar um conhecimento do arquiteto autor, identificando a influencia deste no projeto, seu estilo arquitetônico, a forma que se tenta mesclar algo novo e moderno com a antiga paisagem da cidade.
Em cima de todo trabalhado, cria-se o objetivo de conhecer um projeto diferente, mas que porem gera muitas discussões por ser algo tão contemporâneo em um ambiente tão histórico e por ser um projeto que se destaca por suas dimensões, também traz a importância que se deve dar ao processo de revitalização, entendendo a verdadeira intenção e resultado que este deve gerar. Por fim se gera uma avaliação critica do projeto, observando se atendeu a todas questões que deveriam ser melhoradas, se causou um beneficio e quais foram suas vantagens alem do esperado.
DESENVOLVIMENTO
1. Surgimento do Metropol Parasol
O projeto do Metropol Parasol surgiu de um concurso público realizado pela prefeitura de Sevilha, Espanha, realizado no ano de 2004, onde este ganhou como a proposta mais ousada, multifacetada de dimensões espetaculares e por usar de um estilo contemporâneo dado pelo arquiteto Jurgen Mayer Hermann. O concurso ocorreu devido à necessidade de ativar as áreas comerciais adjacentes e revitalizar a Praça de La Encarnación, localizada no centro de Sevilha.
Antes de ser construído o Metropol Parasol, encontrava-se no local um antigo convento chamado de La Encarnación, assim explica-se o nome dado a Praça, e o Mercado Público, que já foi considerado o maior da Espanha, mas que logo se tornou improdutível devido aos problemas de transito e higiene, ambos foram demolidas em 1983, mas o planejamento de revitalização já estava sendo estudado dês de 1968, para solucionar os problemas citados.
Mesmo após as demolições não foram feitas modificações significativas para a área. Com tudo isso a área ganhou má fama de ser um dos lugares mais feios da cidade, e cada vez mais o ambiente sofreu degradações. Como não se dava nem um uso ao local, conseqüentemente as pessoas foram o utilizando como estacionamento, ate o surgimento da idéia de reconstruir um mercado municipal. Assim surge o concurso elaborado pela prefeitura, para selecionar o melhor projeto que atenderia a proposta de junção de um mercado com uma praça.
Foto 1: Local da intervenção após a demolição do Mercado Municipal, usado como estacionamento.
Fonte: site http://www.publicspace.org/en/works/g315-metropol-parasol.
Foto 2: Praça de La Encarnaciôn revitalizada.
Fonte: Fernando Alda.
2. Arquitetura Contemporânea
A teoria da Arquitetura Contemporânea, é que esta veio depois do período pós-moderno, no fim dos anos 80 e início dos anos 90. Após o fracasso do período moderno, que sofreu bastante desgaste e o pós-moderno que foi marcado pela superficialidade, com tantas críticas negativas e mau uso da arquitetura, a necessidade de surpreender, de fazer uma boa arquitetura era a chave para mudar a concepção de que não se precisava de um arquiteto, pois as obras não possuíam um sentido, assim dizia-se que qualquer um podia pensar e projetar como estava sendo feito.
Com toda essa crise na arquitetura surge à hipótese de estruturar uma idéia sobre contemporaneidade, que seria trabalhar em cima da arquitetura passada, para tirar proveito e tentar melhorá-la, assim abrindo portas para novos conhecimentos. Para melhor entender podemos citar alguns pontos que em destaque para classificar a arquitetura contemporânea.
1 – A arquitetura antes era entendida, somente como espaço e forma, com os estudos da arquitetura contemporânea, foram dadas importâncias ao estudo
...