Projeto de Arquitetura: Edifícios Complexos
Por: Araujo Flausino • 25/9/2024 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 29 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA II
Graduanda: Emanuelle Flausino de Araújo
Disciplina – Projeto de Arquitetura: Edifícios Complexos -
Curso - Arquitetura e Urbanismo - UNINCOR
TADAO ANDO
Tadao Ando é um arquiteto japonês que privilegia a harmonia em seus projetos, é autodidata e extremamente preocupado com a natureza e com as questões sustentáveis.
Suas obras combinam beleza e funcionalidade e são tão impressionantes e originais que em muitos momentos parecem obras de arte contemporânea.
Dono de uma linguagem minimalista, em que a luz é o elemento de maior destaque, brinca com a luminosidade e a sombra e as projeta nas suas obras em concreto de uma forma quase mágica. A simplicidade faz com que seus projetos se tornem belos na medida certa, harmônicos e funcionais.
Para aplicar a ideia de simplicidade, o arquiteto privilegia o uso do concreto, que acredita transmitir uma sensação de leveza e até uma certa transcendência.
O interessante disso é que o concreto é um material pesado, mas ele o utiliza de uma forma tão nobre e diferente que consegue harmonizá-lo com a organização do espaço, transmitindo com sucesso essas sensações.
A leveza também é potencializada pelo uso criativo da luminosidade, quando o arquiteto utiliza a iluminação natural e a incorpora em seus projetos de forma que conecte e valorize tanto a paisagem quanto a estrutura dos edifícios.
A sua forma distinta e introspectiva de ver o mundo e a arquitetura contemporânea reflete uma tradição oriental, em que a sensibilidade e o domínio do ego são essenciais para criar projetos que não priorizem a vontade e o controle do homem, mas sim reflitam uma conexão pura e íntima dele com a natureza.
Museu Hiroki Oda (Museu da Luz
Localização
Localiza-se em Hino, na província de Shiga (Japão).
Ano: 1997-1998
Natural)
Materiais
Foi construído com concreto aparente por dentro e por fora. O museu é iluminado apenas por luz natural, que entra por claraboia que acompanha a curva da
[pic 1]parede.
Espaços
Trata-se de um museu de apenas um pavimento, construído por dentro e por fora de concreto aparente , feito para abrigar as obras de Hiroki Oda.
O espaço expositivo do museu, ganha vida nos jogos de luz e sombras que se projetam entre a parede curva de concreto, a cortina de vidro luminoso e os reflexos da água da lagoa, até o por do sol.
A iluminação se dá pela luz natural que entra por claraboia que acompanha a curva da parede. O corredor do lado ocidental do prédio recebe luz através de cortina de vidros opacos.
Não há luz artificial no museu, o que significa que fecha ao pôr do sol. O artista Hiroki Oda pintou apenas com a luz do sol, e Tadao Ando quis levar esta imagem para o museu. Os espectadores podem assim captar exatamente o que o artista queria transmitir com as suas obras.
[pic 2]
Pontos de Relevância
A arquitetura tradicional japonesa é construída quase exclusivamente com materiais de origem vegetal, como o uso de madeiras tanto para estruturas quanto para o piso.
O jardim, é uma paisagem-cenário para ser observada e executada nos ambientes da casa, englobando plantas e materiais minerais.
...