Projeto De Arquitetura Introdução
Artigo: Projeto De Arquitetura Introdução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago1706 • 4/6/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 367 Visualizações
Os projetos de arquitetura, manifesta-se um conjunto de símbolos que expressam uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). É atravez dele que o profissional da area (aquitetos, engenheiros, projetistas e etc) transmite as suas intenções arquitetônicas e construtivas.
Este manual visa orientar a elaboração de projetos. reunindo as informações relacionada à produção de projetos habitacionais, estabelecendo procedimentos, diretrizes, simbologias e um conteudo manual pratico para a elaboração do projeto arquitetonico e dos projetos de instalações, de forma a oferecer o maior número de insumos a todos os profissionais envolvidos. O Manual de Projetos não pretende substituir a responsabilidade profissional nem o compromisso social dos projetistas com seus projetos e com a produção habitacional de interesse social.
1.2 DEFINIÇÃO
Os projetos que devem ser elaborados de modo a definir todos os procedimentos construtivos e são classifidos como:
Projeto de Arquitetura;
Projeto de Cálculo Estrutural;
3
Projeto de Instalações (Elétrica, Hidráulica, Sanitária, Telefônica e etc).
Cada um desses projetos é constituído por uma parte gráfica (plantas) e por uma parte descritiva (especificação técnica ou caderno de encargos e memorial de cálculo).
O projeto arquitetônico tem grande importância por que, além do seu aspecto primordial de concepção, é por meio dele que se obtém junto aos órgãos administrativos a licença de obra (alvará de construção), o qual é o documento legal que autoriza o construtor a dar início à obra. Quando da elaboração do projeto de arquitetura, além de todos os aspectos funcionais referentes ao destino da obra, tem-se que ter sempre em mente que ele deve obedecer ao Código de Edificações da localidade onde se destina o projeto.
O projeto de arquitetura se compõe das seguintes plantas:
Planta(s) Baixa(s);
Planta de Cobertura;
Planta de Locação;
Planta de Situação;
Cortes (longitudinal e transversal) e
Fachadas.
A planta baixa é o desenho que fornece o maior número de informações arquitetônicas sobre a edificação a ser construída.
4
Corresponde ao corte de um plano horizontal, que passa num nível acima dos peitoris das janelas.
...