Proposta de Projeto Reambientação Cozinha Escolar
Por: ioruschel • 11/4/2018 • Projeto de pesquisa • 912 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
Centro Universitário Tiradentes – UNIT
Arquitetura e Urbanismo
Práticas de Extensão na Área de Arquitetura e Urbanismo
Alunos: Anne Kalyne, Danielle Yumi, Iohanna Ruschel, Mário Lira
Orientador: Ajibola Isau Badiru
Email: ioruschels@gmail.com
PROPOSTA DE REAMBIENTAÇÃO NA COZINHA DA ESCOLA PROFESSOR TEOTÔNIO VILELA BRANDÃO
INTRODUÇÃO
Sabemos da extrema importância que a alimentação tem para as pessoas, mas é importante darmos atenção as crianças, pois é nesta fase que o corpo e o cérebro estão em desenvolvimento. Ter as principais refeições ricas em nutrientes e vitaminas ajuda neste desenvolvimento fazendo com que elas cresçam fortes e saudáveis. Mas para que isto aconteça da melhor forma, a elaboração de projetos de padronização de cozinhas escolares facilitam a higienização adequada, para que não ocorram contaminação de bactérias e ajudam na logística para preparo dos alimentos.
O presente trabalho irá analisar e avaliar o atual layout da cozinha na Escola Professor Teotônio Vilela Brandão, localizada na rua Coronel Adalto Gomes Barbosa, n° 271, Bairro Poço, Maceió-AL, por se tratar de uma escola onde há carência de metodologias de funcionamento e que atende uma grande demanda de alunos da região.
Ao perceber a deficiência de projetos elaborados para as cozinhas escolares. Fizemos uma análise prévia, e, constatamos a necessidade de ser feita uma intervenção na Escola citada para melhorar a funcionalidade no local, e com isto o desempenho das cozinheiras ao preparar os alimentos. Este trabalho servirá como exemplo às demais escolas que merecem e devem ser feitas intervenções de reforma dos ambientes, a fim de melhorar a comunicação e praticidade para execução das tarefas de preparo, assim como facilitar a higienização do local.
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é analisar a situação, de forma mais abrangente possível, compreendendo através de pesquisas bibliográficas, e de normas adequadas, as melhores soluções para dinâmica dentro das cozinhas. A proposta é efetuar nesta instituição um projeto de intervenção, com programa de necessidades, ajudar na funcionalidade, organização e limpeza para obter melhor produtividade. Assim será garantido refeições saudáveis e nutritivas para as crianças e incentivará as mesmas da importância de lugares limpos, organizados e de se alimentar bem.
JUSTIFICATIVAS
A atual cozinha possui algumas carências e erros de ergonomia que prejudicam uma boa funcionalidade do ambiente. Como por exemplo:
- Fogão industrial, fica muito próximo da porta de entrada e não existe próximo a ele nenhuma abertura para que o calor seja dissipado.
- Piso, é de cerâmica, mas sem ralos suficientes para o livre escoamento da água utilizada para sua limpeza diária.
- Estoque de alimentos é feito em prateleiras de alvenaria dispostas paralelamente nas duas paredes mais longas do local.
- Freezer com vazamento de água e sem a presença de ralo no estoque, a água fica empoçada.
- Bancadas não existem, apenas mesas de madeira, dispostas na cozinha de maneira improvisada. Todas sem dimensões adequadas para o seu uso.
- Pia da cozinha só possui uma cuba. Esta é utilizada para o preparo de todos os tipos de alimentos e como auxílio da limpeza da cozinha.
Deve-se levar em conta a importância de ajustes para melhorar a comunicação deste ambiente de forma que a mesma funcione melhor.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O procedimento adotado se obteve com observações coletadas nas visitas in loco, e baseado em referências bibliográficas:
1ª Etapa:
Foi entrevistado os cozinheiros, auxiliares e faxineiros, sobre o que eles acham da atual cozinha, o que mudariam, o que funciona e o que não, o que pode melhorar e o como é preparado os alimentos.
2ª Etapa:
Foi entrevistado os alunos sobre o que eles acham da comida, higienização.
3ª Etapa:
Desenvolver tabela de quantidade de produtos que é recebido por mês, e organiza-los por validade e quantidades.
...