Prova de Planejamento – GA
Por: riquedeugenio • 12/8/2016 • Bibliografia • 944 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
Prova de planejamento – GA
Qual a função principal do orçamento paramétrico e quando deve ser empregado?
A principal função do orçamento paramétrico é verificar o custo da construção de forma aproximada, fazendo assim um estudo de viabilidade ou de uma consulta rápida. Deve ser empregado quando o proprietário necessita de uma informação de valores, tendo apenas algumas informações como referência, tais como: área á construir, padrão (materiais nobres ou não), etc.. Então o valor é obtido através da multiplicação da área pelo valor fornecido por algum órgão. (o CUB, por exemplo). Este tipo de orçamento é pouco preciso, pois não leva em consideração as especificações especiais de cada projeto.
O processo de projeto pode ser sequencial ou colaborativo. Essa organização interfere no custo da obra? Explique.
Interfere diretamente no custo da obra, o processo colaborativo é mais organizado e eficiente do que o projeto sequencial. Uma vez que o projeto colaborativo é resultado da integração de projetos através da compatibilização simultaneamente. (Projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico e orçamento). Evitando assim que ocorra re-trabalhos e desperdício de material, no qual, não podem ser evitados no projeto sequencial.
Existe vinculação entre o planejamento da construção e seu orçamento? Explique.
Sim, tirando o orçamento paramétrico, o orçamento e o planejamento são necessários para o conhecimento do projeto, seus recursos disponíveis, prazos de entrega e de compra dos materiais, isso se faz necessário para evitar problemas financeiros. E sua vinculação é necessária para que caso haja mudanças no orçamento, sejam alterados também junto ao planejamento.
Os custos referentes a elevadores estão incluídos no CUB?
Não estão incluídos, porque os projetos são diferentes e não há como prever o uso de determinados equipamentos.
O que é um orçamento paramétrico?
O orçamento paramétrico é adequado quando não há um projeto, mas existe um estudo de viabilidade de um futuro projeto. Como não há informações suficientes, se tem como base a metragem que o cliente espera (volumetria) e multiplica-se pelo CUB (que variará de acordo com o padrão), para ter uma base dos custos.
Quais as duas funções principais de um orçamento discriminado no desenvolvimento de um empreendimento?
O custo discriminado discrimina uma relação extensiva de serviços e serviços e/ou atividas a serem executadas na obra com seus devidos valores, os ajustes cabíveis devem ser realizados através da apropriação de custos, que é verificar os custos efetivos da execução dos serviços com a medição dos equipamentos e materiais empregados e do tempo dedicado pelos operários a cada tarefa. O custo discriminado ajuda na administração da obra, com estes dados podem ser organizados cronogramas físico e financeiros do empreendimento. Alem dessas informações internas da empresa, é interessante elas ficarem observando as composições de custo para obter um controle, ao longo da construção.
Existe vinculação entre o cronograma da construção e o seu orçamento? Explique
Sim, eles estão interligados, o prazo influenciara do custo da obra e de quanto o cliente dispõe para investir, em cronogramas mais longos o orçamento irá aumentar já que existirão mais gastos com a gerencia, segurança da obra, maior numero de visita de profissionais, alugueis, etc.
O que representa o BDI? Como deve ser calculado? Justifique.
BDI – Beneficios e dispesas indiretas.
Este elemento tem a função de complementar o orçamento discriminado. Nele está incluso verbas que não podem ou não se gostaria de discriminar.
Incluem em benefícios - Os lucros, pró-labore dos diretores da empresa, divulgação da empresa em clientes importantes.
As despesas indiretas – Custos da administração da empresa, como: Aluguel, energia elétrica, água).
Poderiamos também anexar despesas diretas que não gostaríamos de discriminar no orçamento como: mestre de obra, grua, elevadores, mobilização, desmobilização.
Ele é incluído no orçamento através de um percentual sobre os preços unitários, como uma verba geral, ou num misto desta possibilidade. Calcula-se através de levantamentos feitos pela empresa, pela contabilidade, histórico da empresa e condições da obra.
...