TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Técnico em Segurança do Trabalho

Por:   •  12/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO

DE

PSICOLOGIA

TUCURUÍ – PARÁ[pic 1]

SISTEMA EDUCACIONAL SOLUTO

Curso: Técnico em segurança do trabalho

Disciplina: Psicologia

Tema do Trabalho: BEHAVORISMO

Professor: Sandoval Lopes de Almeida Filho

Alunos (as): Mirlaine Ferreira Perreira

                    Maria Licia Costa de Sousa

Irene  Carvalho Corrêa

                                      APRESENTAÇÃO

O termo BEHAVIORISMO, também chamado de Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento do homem. A origem da palavra vem do termo behavior, que, quando traduzido, nada mais é do que conduta ou comportamento.  Behaviorismo   uma teoria psicológica que tem a finalidade e o objetivo de estudar a psicologia levando em consideração a observação do comportamento do homem, e não em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, mas no aprendizado do senso comum.  Skinner seu maior estudioso   definiu a teoria Behaviorista através do: comportamento; reforço; punição; estímulo discriminatório; estímulo aversivo; contingência; e ambiente e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como: sensação, percepção, emoção e sentimentos, OU SEJA NÃO LEVOU EM CONSIDERAÇÃO EXPERIMENTO CIENTIFICO.  Skinner foi o precursor ao desenvolver o sistema de Condicionamento Operante, explicando que quando um comportamento é seguido de uma experiência positiva, essa ação se repete. A experiência da Caixa de Skinner se tornou o ponto de partida para abordagens mais alinhadas do comportamento no trabalho, considerando todas as interações internas e externas ao ambiente laboral.

Influência do Behaviorismo nas empresas – como usá-lo na função de técnico em segurança. 

A teoria do Behaviorismo é adotado por diversas instituições e sociedade, como escolas, empresas, grupos de trabalho, entre outras que visam observar o comportamento humano.

Dentre os inúmeros fatores que levam a incidentes e acidentes de trabalho, o comportamento humano é certamente crucial. Para que possamos evitar inconformidades causadas por este elemento, a Segurança Comportamental utiliza conhecimentos das ciências sociais para estudar as ações dos trabalhadores, a fim de criar ou manter uma conduta preventivas que assegurarão o bem-estar e a integridade dos mesmos e do patrimônio empresarial.

Através de observação, medição e diagnóstico, que podemos juntos com toda uma equipe bem treinada e especializada promover a saúde e segurança dos nossos colaboradores.  A função de técnico de segurança está relacionada diretamente com os objetivos de uma mudança de atitudes positiva de todos os colaboradores dentro de uma empresa, e para que o técnico em segurança do trabalho possa desempenhar seu trabalho com precisão e eficiência se faz necessário que tenha conteúdos voltado para ciências sociais e nesse contexto que entra o conhecimento aprofundados das teorias sociais e a influencia behaviorista é muito importante.

Toda empresa que investem em recursos humanos especializados visam no final um bom desempenho de todos a fim de que seus colaboradores contribua, de forma economicamente estável e com resultados mensuráveis, a harmonia entre alta-direção e funcionários.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS TRABALHADORES

Quando aplicado às organizações, o behaviorismo é responsável por estudar as interações entre o trabalhador e o ambiente e, da mesma forma, as ações do indivíduo (suas respostas) de acordo com o ambiente em que trabalha (os estímulos).

Baseando-se no behaviorismo, é possível afirmar que as empresas são um todo colaborativo, em que cada integrante possui uma função específica, além de tarefas e deveres a serem cumpridos.

Ainda segundo essa teoria, existem 3 recompensas pelas quais os funcionários exercem corretamente suas delegações:

  1. Recompensas pessoais provenientes dos objetivos da empresa — tendo como exemplo os clientes participativos que relacionam suas funções com o produto final ou para a prestação de serviço.
  2. Recompensas pessoais oferecidas pela organização de acordo com seu desenvolvimento ou relevância — exemplo clássico dos acionistas de uma empresa.
  3. Recompensas pessoais sem relação direta com o desenvolvimento da instituição e que variam conforme os incentivos econômicos e psicossociais — situação bem ilustrada pela participação dos assalariados.

A TEORIA BEHAVIORISMO PARA O TÉCNICO DE SEGURANÇA

È uma questão de necessidade, para compreender a evolução humana. A necessidade do conhecimento da teoria Behavorista para o técnico de Segurança do trabalho é de suma importância para aprimorar o conhecimento no ser humano e com isso podermos então, prever e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo no grupo ao qual necessitamos observar e gerir. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com