Pyramid House Com o seu espaço de vida afundado
Por: estatuti • 23/10/2019 • Projeto de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Com o seu espaço de vida afundado, paredes de vidro triangulares e plano aberto, o Pyramid House traz uma tipologia de construção antiga para a arquitetura residencial moderna. O arquiteto mexicano Juan Carlos Ramos projetou sua Casa das Pirâmides para uma competição que pedia ideias de design baseadas em geometria simples, e sua proposta subseqüente é digna de um faraó moderno.
O Pyramid House possui paredes de vidro que oferecem vistas excepcionais da paisagem circundante e permitem que a luz natural penetre nos seus cantos mais profundos. As aberturas variam de fendas estreitas a grandes planos de vidro e alternam de forma a dar ao edifício uma aparência dinâmica que contrasta a aparência estática da geometria . Distribuído em vários níveis do volume piramidal são dois quartos, uma biblioteca, cozinha, banheiros, garagem e até mesmo um estúdio de gravação. Uma varanda em balanço está situada perto do topo do prédio, entre o banheiro e a biblioteca.
O apelo desta forma é sua utilização pouco frequente, além do efeito clean e moderno , com poucos detalhes e informações, que deixam o visual homogêneo e com linhas bem definidas.
Alguns destaques do projeto são as várias aberturas criadas nas 4 fachadas triangulares, que permitem a entrada de luz natural e conferem sensação de amplitude à casa. São na verdades vários “rasgos” nas superfícies, em formas horizontais e verticais, que reforçam o visual high tech da construção.
Uma dessas fachadas é toda aberta, deixando a casa exposta como uma grande vitrine e conferindo muita leveza à volumetria.
Nos três pavimentos da residência foram distribuídos dois quartos, duas salas, garagem, varanda, piscina coberta e até uma biblioteca e um estúdio de gravação, estrategicamente posicionados para caber dentro desta forma não convencional, cheia de pontas e cantos baixos na parte interna.
Ramos usou software de renderização 3D para criar renderizações foto-realistas que trariam vida à forma icônica. Alternando entre 3Ds Max, Photoshop, Itoo, Forest e muitos outros programas, o arquiteto projetou uma casa particular que demonstra que formas geométricas simples podem ser implantadas em arquitetura residencial. A casa traz exemplos como as torres em cascata da BIG e telhados íngremes para o reino da habitação unifamiliar e promete abrir um novo capítulo na concepção de casas particulares.
...