TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

Por:   •  1/12/2022  •  Tese  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Francisco júnior da fonseca

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

        

[pic 3]

FRANCISCO JÚNIOR DA FONSECA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM  EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Educação Física - Bacharelado da IES Faculdade Anhanguera  para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório em  Iniciação e Treinamento Desportivo.

Coordenador de Curso: Ciliane Belloni

Dourados - MS

2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO        6

3 ATIVIDADE DESENVOLVIDAS        7

4  DISCUSSÕES        8

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO


A prática pedagógica orientada caracteriza-se como um momento de ensino que tem por finalidade desenvolver e/ou aprimorar competências e habilidades por meio do contato com o futuro campo profissional e da reflexão sobre atividades de treinamento interventivo, a partir das experiências vivenciadas como professor de educação física.

A formação do bacharel em educação física é um processo que permite aos futuros especialistas participar, atuar e refletir, além de ensinar e aprender conhecimentos da área e atualização científica dos saberes pedagógicos. Desta forma, o estágio oferece aos alunos de graduação um contato importante no campo da futura atividade profissional. Pensando nisso, esta produção visa abarcar as etapas do treinamento em um clube esportivo, de acordo com a temática de iniciação e treinamento esportivo.

A atividade de intervenção foi realizada na instituição de ensino Clube do Esporte, onde o aluno pode elaborar planos de trabalho para a realização da tarefa. Por meio do treinamento nesse ambiente, o objetivo é vivenciar as teorias e conceitos discutidos na universidade em ambiente escolar, aplicá-los na prática para desenvolver habilidades e, assim, avaliar como trabalhar com essas teorias e práticas em sala. Assim, o treinamento foi realizado para aprimorar e educar o futuro profissional do esporte.

2 CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DE ESTÁGIO

A empresa escolhida para realizar as atividades é um clube desportivo. Foi escolhido pela proximidade e pela proposta de disponibilizar diversas modalidades esportivas. Além disso, o público-alvo são as crianças. Esta é uma ótima maneira de entender os processos gerais de desenvolvimento que ocorrem em atividades esportivas. Vale ressaltar que o acolhimento na Unidade foi excelente e deu aos estagiários amplo espaço para desenvolverem suas atividades.

Em relação às atividades, tem havido ampla participação na observação da instituição com relação a sua estrutura e recursos disponíveis, com o objetivo de viabilizar as práticas desportivas. Além disso, foram observadas funções de associadas, listas de funcionários, dinâmicas de treinamento e listas de alunos matriculados.

Segundo Filgueira (2006), a criança durante a prática do esporte incorporam transformações de cunho social, afetivo, intelectual e motora, proporcionando uma formação integral do indivíduo. Nesse contexto, o esporte precisa ser visto como um impulsionador do desenvolvimento da criança, sendo uma forma de integrar e formar o indivíduo.

Por meio de atividades sugeridas por estagiários, o clube realizou um torneio para crianças, e o mesmo contribuiu para o reconhecimento da importância da avaliação do trabalho em equipe, autoestima e confiança nos atletas.

No torneio, as crianças foram divididas por faixa etária, entre 6 e 11 anos para uma competição justa. Cada equipe jogou três jogos, nenhuma classificação final foi estabelecida, pois a ênfase estava na diversão. Também foi realizado um torneio de futebol para jovens de 12 a 15 anos. O torneio de quatro equipes foi dividido em duas fases: a fase de grupos, onde duas equipes se enfrentaram duas vezes, e a final, onde as primeiras equipes de ambos os grupos disputaram o campeonato em uma partida.

Os jogos foram disputados no formato 7x7 e envolveram 6 jogadores de campo e um goleiro. Os resultados desta experiência foram positivos, pois deu aos jovens a oportunidade de participar em experiências que não tinham antes e ajudou a desenvolver o espírito de grupo e a autonomia.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Após o período de observação, um envolvimento mais ativo pode começar dentro da organização, especialmente em relação à educação do aluno. A primeira atividade de participação foi explicar aos alunos o que eles fariam no dia e ajudar o Grupo A com seu primeiro exercício de Introdução ao Futebol. Lá, ajudei os alunos demonstrando exercícios de mobilidade e exercícios de aquecimento, como polichinelos e exercícios de passe.

Essa atividade de gerenciamento de treinamento evoluiu ao longo do tempo para incluir a participação em treinamentos de futebol e voleibol. Trabalhei com meu professor de educação física para criar uma coreografia como plano de aquecimento. O objetivo foi aproximar o lado artístico da ginástica aos alunos. Dado que o movimento ainda era uma aula nos estágios iniciais de participação, houve poucos saltos, pois era principalmente ritmo e deslocamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (333.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com