O Estágio Curricular Profissional IV do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás
Por: Vinicius-s • 28/1/2024 • Relatório de pesquisa • 18.290 Palavras (74 Páginas) • 73 Visualizações
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Educação Física e Dança
Curso de Bacharelado em Educação Física
Estudantes: Vinicius dos Santos, Frederico Santana Lopes, Eduardo Pimentel, Matheus Marques, Rafael Dornelles.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONAL IV
Goiânia
2017-1
Estudantes:Vinicius dos Santos, Frederico Santana Lopes, Eduardo Pimentel, Matheus Marques, Rafael Dorneles
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONAL IV
Trabalho apresentado como avaliação final da disciplina de Estágio Curricular Profissional IV do curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás.
Goiânia
2017-2
Dados de Identificação
Equipe de Estagiários
Nome completo | |
Vinicius dos Santos Souza | viniciusdosantos2013@gmail.com |
Rafael Dornelles | Rafael.dorneles93@hotmail.com |
Frederico Santana Lopes | fredericolopes30@gmail.com |
Matheus Henrique Marques | matt_jh@hotmail.com |
Eduardo Cesar Lima Pimentel | eduardomaid@hotmail.com |
Dados do Campo de Estágio
Professor orientador de estágio– FEFD-UFG
Prof. Dr. Ricardo Lira de Rezende Neves
Supervisor Profissional no Campo de Estágio – Espaço de Educação e Convivência Juvenil NalyDeusdara: Orozimbo, Débora, Eustáquio, Mestre Jacaré, Adriano, Rodrigo, Daphne e Ricardo.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 05
2. DESENVOLVIMENTO 07
2.1 APRESENTAÇÃO DO CAMPO 07
2.2 CONCEITOS ESTRUTURANTES DO TRABALHO 10
2.3 ATIVIDADES PLANEJADAS E EXECUTADAS 15
3. ANALISE FINAL DA INTERVENÇÃO RELAIZADA 20
3.1 GINÁSTICA LOCALIZADA 20
3.2 FUTSAL 22
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 24
REFERÊNCIAS 25
APÊNDICES 26
1. Introdução
As discussões em torno da postura e intervenção da educação física nos campos da saúde, esporte e lazer levaram à estruturação de seu curso de bacharelado na Universidade Federal de Goiás (UFG) a uma formatação mais voltada para as relações entre a saúde pública, o esporte e o lazer. Saúde considerada em seu conceito e dimensão ampliada do processo saúde doença. Este, tem como produto final, este relatório, produzido pela equipe de estágio VI que foi desenvolvido no Espaço de Educação e Convivência Juvenil Naly Deusdara, com atividades de iniciação esportiva práticas corporais, outras atividades culturais e de lazer.
Este relatório de estágio teve como objetivo sistematizar os conhecimentos construídos ao longo da observação da realidade do campo de estágio ao qual o grupo de alunos foi encaminhado.
A primeira etapa do estágio, realizada no primeiro semestre de 2017 na disciplina de Estágio Curricular Profissional 3, consistiu em uma observação do campo de estágio e suas atividades, em especial as dos profissionais da educação física. Em seguida foi proposta uma ação de intervenção que foi executada no semestre seguinte. Por fim, o produto final da observação e proposta de intervenção foi apresentado à equipe de professores do Espaço de Educação e Convivência Juvenil Naly Deusdara para avaliação e aceitação, sem os quais a execução da proposta se tornaria impossibilitada. As etapas de observação e construção da proposta utilizaram métodos específicos de coleta e análise de dados como entrevistas e observação direta em uma abordagem construtivista, além de reuniões entre os membros da equipe de estágio e orientador acadêmico.
O reconhecimento e a valorização da atividade física como componente para um estilo de vida saudável têm levado muitas crianças e adultos a considerar a prática esportiva tão importante quanto às demais atividades intelectuais para a saúde e desempenho escolar de crianças. Contudo algumas divergências são apresentadas no sentido de que a prática esportiva sem restrições pode também ser prejudicial, quando cobrado desempenhos e exigências, provocando efeitos psicológicos negativos (FERRAZ, 2002).
Desta forma, o grupo entende que o trabalho desenvolvido no Espaço de Educação e Convivência Juvenil Naly Deusdara abrange mais do que a mera iniciação esportiva a jovens, contribuindo nos aspectos social, afetivo, cognitivo; atrelando valores e sentidos, condutas e atitudes essenciais para a vida em sociedade. As atividades desenvolvidas no Naly Deusdara, em especial no futsal e ginástica, vão ao encontro com o que Galatti (2008) entende como um dos benefícios do esporte, desde que bem conduzido:
A partir do momento que o aluno se encontra num ambiente propício a relações de cooperação, respeito, solidariedade e de companheirismo, a criança passa a compreender as suas dificuldades e a dos próprios companheiros de outra forma. Passa então a compreender o compartir, o que tende a aumentar as atitudes cooperativas em relação aos problemas não somente do jogo, mas também as dificuldades dos companheiros, enriquecendo desta forma todo o processo de educação para e pelo esporte (GALATTI, 2008, p.405).
Tendo atenção aos conceitos estruturantes que guiaram a observação do grupo de estágio, tais como iniciação esportiva, saúde coletiva, autonomia, entre outros, e considerando a sistematização das práticas desenvolvidas no Espaço de Educação e Convivência Juvenil Naly Deusdara, foi produzido um plano de ação a ser apresentado e aprovado pela equipe de professores e foi executado neste semestre pelo grupo de estágio sob supervisão daqueles profissionais[a].
O Plano de Ação proposto pela equipe de estágio teve como objetivo proporcionar a experiência de regência das aulas de futsal e ginástica sob a supervisão dos professores responsáveis. Permitiu que os estagiários tivessem contato efetivo com as possibilidades de intervenção bem como com os problemas que emergiram da tarefa de conduzir uma aula.
...