Relatório - Poço Tubular
Por: Neto Lakers • 4/7/2022 • Trabalho acadêmico • 2.809 Palavras (12 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
GESTÃO AMBIENTAL
Caique Paro Felice
POLUIÇÃO HÍDRICA
Trabalho apresentado à UNOPAR, às disciplinas de Poluição e resíduos sólidos, Química ambiental, Recursos hídricos, Ética e Política e sociedade, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, sob a orientação dos professores: Rosimeire Suzuki, Jeânedy Pazinato, Kenia Zanetti, Thiago Augusto Domingos, Wilson Sanches e Thiago Garbim.
BEBEDOURO
2016
RESUMO
O planeta terra está sofrendo com a degradação ambiental, especialmente a poluição hídrica, que tem reduzi a água para consumo humano e destruindo com muitas espécies vivas. O objetivo desse trabalho e abordar a poluição hídrica, apresentando as formas de poluição, os impactos sobre os seres vivos e as técnicas de controle. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica e os resultados mostraram que o combate à poluição das águas somente poderá apresentar algum resultado mais efetivo se forem realizadas campanhas de conscientização ambiental, se promovidas medidas de para controlar e fiscalizar, bem como a realização de um adequado manejo dos resíduos sólidos e o tratamento da água.
Palavras-chave: Planeta. degradação ambiental. Poluição hídrica. Medidas de controle
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais uma questão tem preocupado muito a população mundial: a degradação do meio ambiente, em razão de que o meio ambiente tem uma estreita relação com a qualidade de vida dos seres humanos, que para viverem bem e com saúde necessitam de3 um meio ambiente sadio e equilibrado.
Muitos danos têm sido ocasionados ao meio ambiente, em razão à exploração inadequada dos recursos naturais, que é realizada para atender o acelerado processo da globalização, da integração das economias e das sociedades dos diversos países e também o crescimento descontrolado da população. Esses fatores contribuem para que se intensifiquem a produção e do consumo de produtos industrializados, o que acaba por gerar danos ao meio ambiente e, como principal conseqüência, diminuir a qualidade de vida da população mundial.
Embora muitas ações de conscientização já tenham sido desenvolvidas no mundo todo, em prol do meio ambiente, tais como o “Maio de 68 e o Clube de Roma”, a “Conferência de Estocolmo” e a “Conferência de Tiblisi”, a “Conferência do Rio”, o “Rio mais 5”, a “Conferência de Tsalônica”, dentre outras, a questão da degradação do meio ambiente continua a ser, mundialmente, uma questão atual, preocupante, visto que ainda não se conseguiu por fim à evolução dos problemas ambientais, a nível global, que pelo contrário, têm se acelerado, colocando em risco a vida de muitos animais e a dos seres humanos também.
Trata-se de uma questão complexa, que se enquadra nos muitos problemas contemporâneos, cabendo a cada um contribuir para que cesse, ou, que se reduza ao máximo, a degradação ambiental.
Nesse sentido, esse trabalho vem abordar a poluição hídrica, como uma degradação ambiental grave, a nível mundial, que tem aumentado a cada dia e que tem sido motivo de muitas discussões e debates, porque a água é um recurso natural muito importante para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta e quase nada tem sido feito para resolver esse problema, uma vez que há mais pessoas ias águas do que para solucionar o problema.
O objetivo desse trabalho é mostrar as principais formas de poluição, a poluição hídrica, os usos da água e os impactos que essa poluição causa na vida dos seres vivos do planeta, de forma a contribuir para a conscientização de que a água é um recurso natural que deve ser preservado.
2 DESENVOLVIMENTO
Neste capítulo são apresentados os argumentos teóricos necessários para a compreensão da poluição hídrica e dos impactos dessa poluição na vida dos seres vivos. Para isso, apresenta-se o conceito e as formas de poluição, bem como as causas e consequências da poluição hídrica.
2.1 Conceito de poluição
O ambiente está sendo , em todo o mundo, devido à poluição, que é definida da seguinte forma pela Lei n. 6.938/81, art. 3°, III:
[...] poluição consiste no resultado de atividades que degradam a qualidade do ambiente, de forma direta ou indireta, prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população. Trata-se de uma consequência adversa às atividades sociais e econômicas, afetando desfavoravelmente a biota, as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, lançando matérias ou energia em desconformidade com os padrões ambientais estabelecidos (BRASIL, 1981).
Conforme Meirelles (1994), poluição é qualquer alteração que ocorra nas propriedades naturais do meio ambiente, gerada por agente de qualquer espécie que prejudique a saúde, a segurança ou ao bem-estar da população sujeita aos seus efeitos.
Santos e Martins (2002) afirmam que várias são as fontes que produzem a poluição, dentre elas destacam-se as seguintes: os esgotos, os resíduos sólidos, resíduos e emissões industriais, lixo radioativo, agrotóxicos, extração e tratamento de minerais, veículos automotores e outras mais.
Existem muitas formas de poluição, se apresentando como um dos mais graves problemas do meio ambiente gerados pela intervenção do homem sobre o meio natural, em razão de que degrada o meio ambiente, torna inviável o cultivo e o consumo de recursos naturais, desequilibra ecologicamente a fauna e a flora e é uma grande ameaça à espécie humana (SANTOS e MARTINS, 2002).
2.2 Formas de poluição
As formas de poluição são muitas, conforme o elemento atingido. Dentre as principais formas de poluição destacam-se a poluição hídrica, atmosférica, do solo, sonora, visual, radioativa, dentre outras. Cada uma dessas poluições será analisada brevemente a seguir, porém, a poluição hídrica será enfatizada, em razão de ser ela o objeto desse trabalho (PENNA, 2016).
...