Requalificação urbana de Medellin
Por: sophiabel • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 460 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Requalificação Urbana de Medellín
No inicio da década de 1990, Medellín, comandada por Pablo Escobar, era considerada a cidade mais violenta e desigual do mundo, com um índice de 318 mortes para cada 100 mil habitantes. A cidade se encontrava numa sangrenta crise social e política, sob o fogo cruzado do narcotráfico, das Farc – Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia, de grupos paramilitares e de uma ordem institucional completamente debilitada e ineficiente.
Tanta dor e sofrimento provocaram a união de todas as forças sociais e políticas atrás do objetivo comum e supremo da convivência e da civilidade. Sergio Farjado, matemáico, sociólogo e ex-prefeito de Medellín foi o autor principal da revitalização, baseando-se no combate irrestrito à corrupção, transparência total nas decisões, participação da sociedade, prioridade à cultura e educação, e “o melhor para os mais pobres”. A estratégia da transformação esteve baseada em três questões: implementação de um sistema de transporte público e de acessibilidade eficiente e qualificado, provisão de serviços públicos de qualidade para toda a população e planejamento urbano e territorial de longo prazo.
Dentre as inúmeras obras realizadas e projetadas, as mais marcantes são os parques bibliotecas, projetados em 2006, uma biblioteca com um parque para que os leitores usufruam da leitura ao ar livre. Localizados nas áreas mais carentes da cidade, que constituem hoje novas centralidades de transformação e desenvolvimento social e cultural. É um passo significativo para que a cidade se livre da má fama.
Foram denominados parques bibliotecas porque muito mais é oferecido, além dos livros para leitura e materiais áudio visuais. Eles funcionam como centros comunitários que oferecem treinamento empresarial gratuito, instrução cívica, construção da memória coletiva, atividades que estimulam a criatividade, auditório, galeria de arte, área de jogos para crianças, laboratórios de informática e, é claro, uma área externa onde os visitantes podem relaxar.
Cada parque biblioteca inaugurado representa um raio de esperança que se abre numa cidade perdida. Os lemas: “o melhor para os mais pobres” e “Medellín, a mais educada” sintetizaram os objetivos políticos e sociais da administração de Sergio Fajardo.
Os maiores desafios encontrados na renovação urbana da cidade colombiana foi distinguir as comunidades do tráfico e da violência. Ao contrário do que ocorre na maioria das cidades latino-americanas, onde o poder público ainda encara os problemas das favelas basicamente como “caso de polícia”, o exemplo de Medellín mostra que, mesmo sem deixar de lado o combate ao tráfico e à violência, há um caminho de mudanças mais profundas e de resultados humanos muito mais significativos. Assim, com um ambicioso projeto de renovação urbana iniciado há menos de dez anos, a cidade começa a difundir uma paisagem peculiar, em que teleféricos hiper-modernos e colégios e bibliotecas públicos de alto nível brotam no meio das mais miseráveis favelas, transformando radicalmente a vida das comunidades.
...