Resenha - Arquitetura Moderna desde 1900
Por: ojuniorpedro • 25/10/2017 • Resenha • 495 Palavras (2 Páginas) • 1.483 Visualizações
[pic 1] | Arquitetura e Urbanismo FICHA DE LEITURA |
Nome do aluno (a): José F. P. Junior - 764087
| Nota: |
Profº: Anderson Jacob | Disciplina: História e Teoria da Arquitetura III |
Dados bibliográficos | CURTIS, W. Arquitetura Moderna desde 1900 – Cap 6 |
FICHAMENTO |
- Com as teorias de Deutscher Werkbund na Alemanha e do Futurismo na Itália, e com ideias paralelas sobre arquitetura de indivíduos é possível compreender como a mecanização veio a ser considerada como um tipo de motor essência da marcha progressista da história; - Na Alemanha havia quatro correntes principais: continuação dos valores do movimento Artes e Oficios (esforço do trabalho pelos artesãos); aparição da arquitetura através da personalidade expressiva; as melhores formas seriam a de uso lógico e direto para solucionar problemas; funcionalista como um bruto ignorante, expressionista uma relíquia do culto aos gênios e o artesão como uma entidade absolutamente extinta; - Tornou-se tarefa do arquiteto desenhar formas tipo; - Deustscer Werkbund foi fundada para forjar uma relação mais forte entre a indústria e os artistas, e assim, elevar a qualidade do desenho; - O teor moral da vida deveria ser elevado através do impacto de objetos bem desenhados para o comercio, lar e ambiente de trabalho; - Design deveria influenciar a vida das pessoas; - Maquinas baseadas em conceitos filosóficos; - Peter Behens projetou uma produção em série como luminárias, móveis e painéis para a empresa AEG; - Para ele as atividades industriais deveriam ser vista como atividades culturais da época; - A intuição dele para volumetria geométrica simples na tradição clássica permitia obter um senso de proporção e diversas outras categorias da estrutura industrial; - Walter Grupios afirmava que o espirito para projeção moderna era caracterizado pela forma definida, contrastes claros, a ordenação de elementos e unidade da forma e cor; - Seus primeiros projetos residenciais mostram uma grande ênfase em formas e volumetrias simples; - Para Grupios, a arquitetura era uma tentativa não apenas de atender o mundo moderno, mas também de simbolizar aquele mundo; - Grupios e Adolf Meyer projetaram o pavilhão de Werkbund; - O projeto de Bruno Taut, Pavilhão de Vidro da Colonia, tinha uma cúpula de vidro de cores diferentes, repousando sobre um plinto elevado alcançado por uma grande escadaria; - Grupios e Taut estavam tentando celebrar a industrialização revelando sua capacidade poética; - Para Grupios, as formas retangulares e transparentes seriam as características visuais apropriadas a uma nova ordem arquitetônica industrial; - Houve um manifesto futurista da arquitetura onde sugeriu a destruição de universidades e museus; - 1911 o esquema do Cubismo Analitico começou a ser absorvidas pelos pintores futuristas; - Era uma tentativa de mostrar vários pontos de vista de um objeto em um ambiente; - A escultura futurista abriu novos territórios para expressão com a tentativa de expressar o dinamismo universal; - Houve um manifesto futurista voltado para a arquitetura, elaborado por Antonia Sant’Elia com Marinetti; - As novas edificações deveriam ser de expressão mais leves e abertas, não mais presas aos pesados grilhões; - Para Messaggio a arquitetura deveria ser a mais justa expressão, a mais absoluta síntese e a mais integração artística; |
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