Resenha Compósitos de Esquadrias em PVC Reforçados Com Fibra de Vidro
Por: skarllath1504 • 14/9/2020 • Resenha • 714 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Resenha de artigo:
FELTRAN, Murilo B.; DIAZ, Francisco R. V. Compósitos de esquadrias em PVC reforçados com fibra de vidro: utilização de técnicas de processamento convencionais da indústria brasileira. Polímeros, São Carlos , v. 17, n. 4, p. 276-283, Dec. 2007 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282007000400005&lng=en&nrm=iso. Acesso em:11/11/16
1 - INTRODUÇÃO
A resistência a diversos agentes químicos, incluindo cal, cimento e produtos de limpeza comumente utilizados no dia-a-dia doméstico, resistência à corrosão e à ação das intempéries, facilidade de pintura e colagem, comportamento auto-extingüível em situações de incêndio e boa resistência mecânica aliada a uma excelente estabilidade dimensional tornam os produtos de PVC excelentes opções para os mercados de construção civil em especial as esquadrias em PVC. Em síntese, os produtos de PVC apresentam excelente relação custo/benefício, pois aliam excelente desempenho a elevada durabilidade.
Diferentemente dos outros termoplásticos, o PVC é sempre processado com aditivos. A mistura da resina de PVC é normalmente realizada em misturadores intensivos, os quais proporcionam excelente qualidade e homogeneidade da mistura, ciclos de mistura normalmente curtos, com tempos de mistura típico de um composto de PVC rígido entre 7 a 8 minutos, aumento da densidade aparente da mistura em relação aos componentes isolados e possibilidade de eliminação completa da umidade do composto.
A utilização da fibra de vidra aliada ao PVC destaca o aumento de 45% no módulo de elasticidade para os compósitos com 20% de fibra de vidro moída que, para algumas aplicações, pode apresentar uma relação custo-benefício bastante favorável.
2 - OBJETIVOS
Permitir a incorporação da fibra de vidro no processo tradicional de mistura e a extrusão dos compósitos de esquadrias em PVC rígido com fibra de vidro diretamente do pó em extrusoras de rosca dupla contra-rotacionais, para que desta forma as esquadrias se tornem mais resistentes.
3 METODOLOGIA
O experimento consistiu na avaliação da influência das seguintes variáveis:
a) Tamanho médio da fibra de vidro;
b) Dosagem de fibra de vidro.
c) Dosagem de dióxido de titânio;
d) Temperaturas de processamento.
Foram realizados os seguintes ensaios
Propriedades do composto: Densidade aparente ou bulk density: conforme norma ASTM D-1895:1996;
Avaliação do processamento por extrusão: Medição da produtividade mássica em kg/h;
Propriedades físicas: Massa específica: conforme norma ASTM D-792:2000;
3.1 – Métodos
Foi levada em consideração a seguinte legislação:
• NBR 7665
• Norma ASTM D-1895:1996
• Norma ASTM D-792:2000;
3.2 ) Técnicas
• Análises das influências de:
a) tamanho de fibra de vidro (tipo E);
b) dosagem de fibra de vidro;
c) dosagem de dióxido de titânio (TiO2); e
d) a temperatura de processamento nas propriedades físicas e mecânicas
...