Resenha Roteiro de Estudo Teórico Patologia Bucal
Por: Bruno Andrade Torres • 25/10/2020 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 280 Visualizações
Roteiro de estudo teórico Patologia Bucal
1- Estude a diferença entre biópsias incisionais e excisionais, estude as indicações e importância da imunohistoquímica para a patologia,
2- Estude o exame diagnóstico vitroscopia e o exame de raspagem da gaze, buscando conhecer sua finalidade clínica.
3- Entenda a diferença entre lesões em placa e mancha, lesões tumorais e nodulares, pústulas, vesículas e bolhas.
4- Estude as alterações de formação do esmalte dentário, e suas causas como: amelogênese imperfeita, por trauma, infecções periapicais (hipoplasia de Turner). Relembre a patogênese (seria correlacionada a formação, mineralização ou maturação do esmalte). E o aspecto morfológico do elemento dental em cada alteração. Assim como aspectos radiológicos. E estude os diagnósticos diferencias.
5. Estude a dentinogênese imperfeita tipo I e tipo II suas etiologia e características morfológicas enfatizando as alterações de cor, de forma dos dentes e o exame radiográfico.
6 - Estude os processos de perda de estrutura dentária pós desenvolvimento, suas etiologias mais prováveis e características morfológicas (atrição, abrasão, abfração, erosão).
7 - Estude os processos de distúrbios de pigmentação intrínsecas (por sangramentos gengivais, hiperbilirrubinemia, uso de medicamentos e fluorose).
8- Estude os processos classificados como distúrbios de desenvolvimento de forma como concrescência, geminação e fusão, diferenciado-as quanto a sua patogênese, características clínicas e radiográficas. Sempre avaliar a provável etiologia envolvida.
9- Estude os processos classificados como distúrbios de desenvolvimento de números de dentes (anadontia, oligodontia e hiperdontia) diferenciando-os entre si, e correlacionado com as síndromes hereditárias e características clínicas tanto das síndromes quanto da cavidade oral..
8- Estude a importância do reconhecimento dos processos classificados como lesões cancerizáveis da boca (pré-malignas) leucoplasia e eritroplasia. Seus aspectos clínicos e morfológicos. (conceitos de displasia leve, moderada e grave)
9- Estude a importância dos exames de raspagem com gaze na diferenciação de leucoplasia e candidíase, uma vez que ambas podem se manifestar como lesão branca.
10 – Estude a importância da realização do teste de azul de toluidina para avaliação de lesões pré malignas, pois estas têm como característica histológica importante a presença de displasia epitelial.
11- Estude o processo de lesão cancerizável (pré-maligno) queilite actínica, sua etiologia e sua provável evolução (prognóstico)
12- Relembre os casos dados em sala de aula para que auxilie vocês no raciocínio clínico necessário ao diagnóstico. Busque a compreensão a partir da patogênese, desde o fator etiológico envolvido nas diversas doenças estudadas por você até suas manifestações clínicas e radiográficas.
Este roteiro é para auxiliá-los, não deixem de estudar todo o conteúdo e buscar a bibliografia recomendada para complementar e acrescentar o entendimento das aulas teóricas.
...