Resenha Steel Frame
Por: Lais Sanches • 11/9/2015 • Resenha • 1.036 Palavras (5 Páginas) • 837 Visualizações
Light Steel Frame (LSF)
O Light Steel Frame (LSF) ou apenas Steel Frame como é popularmente conhecido, é um sistema construtivo industrializado basicamente formado por perfis leves de aço galvanizado em conjunto com fechamento em placas que formam painéis, que são projetados para suportar as cargas do edifício e trabalhar em conjunto com os outros sub-sistemas que são usados, para assim garantir a qualidade e funcionamento na obra.
Esses painéis, geralmente, são feitos anteriormente em fábricas, o que garante melhor produtividade e qualidade no momento de execução da obra. No entanto, o sistema oferece a possibilidade de serem feitos os painéis junto ao canteiro de obras, não sendo esta a condição ideal de trabalho.
Os perfis são formados a frio e criam um esqueleto estrutural na edificação. Eles são unidos através de parafusos autobrocantes de acordo com o que os fabricantes e projetistas orientarem. Existem vários tipos de perfis, o perfil em U, o perfil em U enrijecido, o perfil cartola e o perfil cantoneira. Quando junto com os revestimentos formam os painéis que são as paredes, pisos e telhados.
A ideia do Steel Frame é dividir as cargas em um maior numero de elementos estruturais possíveis, sendo que cada elemento é pensando para que receba uma pequena parte da carga, o que possibilita a utilização de perfis conformados com chapas finas de aço. Esses perfis são distribuídos sobre uma malha, geralmente de 40m ou 60m, que permite o controle da utilização dos materiais e diminui o desperdício na obra.
Para que esse sistema seja capaz de receber forças verticais e horizontais é necessário que os montantes tenham uma boa colocação dentro da estrutura dos painéis, é necessário observar suas características geométricas, de resistência e o sistema de fixação entre as peças. Alguns elementos estruturais utilizados para garantir a estabilidade estrutural dos painéis, e consequentemente da edificação, são os contraventamentos e as placas de fechamentos estruturais.
O conceito do Steel Frame de dividir as cargas entre os elementos estrturais se aplica também aos elementos que suportam as lajes e coberturas. Seus componentes trabalham bi-apoiados e devem transferir as cargas continuamente até as fundações.
Antigamente se via os isolamentos como paredes grossas, utilização de materiais com grande massa e espessura para que houvesse um isolamento. Mas hoje com a tecnologia e avanço dos produtos e processos de cálculo, conseguimos verificar a necessidade real da quantidade de isolamento e atender a necessidade de maneiras mais eficazes com materiais isolantes. Várias são as maneiras de isolamento para utilizar no LSF, como os isolantes térmicos, barreira de vapor, barreira de água, seladores, entre outros.
Em relação aos acabamentos utilizados no Steel Frame o mais indicado para a área interna é o gesso acartonado. No mercado brasileiro encontramos 3 tipos diferentes de placa de gesso: as placas comuns, utilizadas em áreas secas, as planas resistentes a umidade, para áreas úmidas, e as placas resistentes ao fogo, utilizadas quando há necessidade de proteção passiva.
A vantagem é que sobre as placas de gesso podem ser aplicados outros materiais, como revestimento de cerâmica, pinturas em tintas, texturas entre outros materiais usualmente usados, porém o gesso é usado somente para a parte interna.
No revestimento externo também pode ser colocado materiais de acabamento como pastilhas, pedras, reboco e pintura. Mas hoje em dia, no Brasil, já existem revestimentos próprios para serem usados no Steel Frame, como o Vinílico, que é um material composto de PVC, de fácil aplicação que não precisa de manutenção contínua, e temos também a Placa Cimentícia, que é aplicada diretamente sobre a estrutura e depois revestida com apenas uma pintura, apresentando ótimo resultado.
O Light Steel Frame é considerado um sistema construtivo inovador, pois consegue uma construção mais limpa, sem desperdícios no canteiro de obras por não ter o uso de concreto e tijolo, sendo uma construção mais fácil e rápida, reduzindo os prazos comparado ao sistema construtivo tradicional. É usado o processo industrializado, ou seja, é somente feita a montagem no local, assim o numero de etapas da construção é muito menor, e como as paredes de LSF são menos espessas do que o sistema tradicional você ganha mais área construída no projeto. Além do Steel Frame de ter o diferencial tecnológico no mercado.
...