Steel frame
Por: Claudiomara Pires Gama • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 1.102 Visualizações
REFERENCIAL TEÓRICO
A ORIGEM E HISTÓRIA DO LIGHT STEEL FRAME
Nos Estados unidos, a partir do século XIX, os colonizadores procuravam resolver um problema do alto crescimento da população, que teve conseqüência a falta de moradia no território americano. Assim, foi necessário recorrer ao uso de materiais locais para a construção como a madeira, contando com o conceitual da praticidade, velocidade e produtividade originadas na revolução industrial. Então surgiu o método construtivo antecessor ao Steel frame que fora o Wood Framing.
O Wood framing foi uma construção de madeira maciça mais comum nos estados unidos naquele período, mas devido a grande quantidade de madeira fornecida pelo desmatamento ou pelas indústrias madeireiras, a qualidade da madeira chegou ao fim nas construções. O preço da madeira passou a subir constantemente até 80% em alguns meses o que levou muitos onstrutores recorrerem a indústria do aço que era um recurso abundante, e muitas metalúrgicas passaram a obter uma grande experiência do aço no período pós guerra. O light steel frame, passou a ser o principal elemento estrutural de um método construtivo renovável hoje em dia. Em relação a sua definição, Em inglês steel é um nome denominado ao “aço” e frame é “leve”, como os elementos de aço são bastante leves. O termo light é significativo lembrar que não é necessário utilizar na construção estrutural maquinarias ou equipamentos pesados.
Para se obter um aprofundamento histórico sobre a sua origem, é necessário remontar o período do século XIX nos estados unidos, na época em que se buscavam materiais para se adquirir uma rápida produtividade nas construções, devido a um acelerado crescimento da população. A madeira era um material muito utilizado, até os dias de hoje para recorrer a construção de edificações pelos colonizadores na época, e era muito abundante em locais. Hoje, esse método de construção renovável é mais utilizado em países da Europa, estados unidos e Japão.
No Brasil as primeiras construções LSF foram implantadas a partir de 1998, com a necessidade de um produto industrializado prosseguidas e as vantagens intrínsecas construtivas frentes a outras alvenarias tradicionais. Podemos considerar que é um produto de construção tecnológica novo no país. Infelizmente hoje esse processo construtivo ainda esta engatinhando no Brasil, há muitos desafios que dificultam esse moderno sistema construtivo pela sua eficiência e pela grande margem de desperdício de mão de obra e materiais em todo o país.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.hometeck.com.br/noticias/130-2011-02-07-23-05-31
http://www.ecivilnet.com/
...