Resenha conforto ambiental
Por: João Gabriel Dias • 21/4/2015 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
Resenha 1º cap. Eficiência energética
O 1º capitulo do livro “ eficiência energética na arquitetura “, começa por introduzir o leitor a um ponto de vista histórico de toda a evolução humana, começando por vitrúvio, o primeiro a “organizar” um modo de se pensar arquitetura, estabelecendo o equilíbrio entre estrutura funcionalidade e forma.
A partir dos conceitos de vitrúvio evoluímos para a pirâmide da eficiência energética, onde temos a idéia de que o equilíbrio entre solidez, utilidade e beleza devem caminhar juntos para se obter o conforto ambiental e a eficiência energética.
No texto são citados alguns exemplos precedentes a nossa arquitetura atual, onde o homem se preocupava muito com o conforto de temperatura visando facilitar a sobrevivência, e deixando um pouco de lado a questão estética. Ao evoluir do texto chegamos a uma época em que os grandes “edifícios estufas” se tornaram tendência e símbolo de poder, deixando de lado os aspectos climáticos regionais e omitindo totalmente a preocupação com a eficiência energética dessas obras.
O consumos de fontes de energia exacerbado e o crescimento das populações nas grandes cidade começou a gerar crises de petróleo, água e energia elétrica; obrigando aos governos buscarem soluções e alternativas a essas energias; A partir de então passou-se a regulamentar normas, estabelecer regras e classificar produtos e maquinários de acordo com a sua eficiência.
Hoje a preocupação com o equilíbrio é que está em foco, tense vários exemplos ao redor do mundo de sociedades que começam a buscar o equilíbrio com o bio-climatismo, buscando cada vez mais utilizar os recursos que a natureza oferece para que se possa ter um menos consumo de recursos naturais, procurando assim obter uma sociedade com o Maximo de eficiência em consumo.
João Gabriel Dias de Mendonça Ra:8090883536
...