Resumo Impressionismo, Pos, Expressionismo e Cubismo
Por: Matheus Pagiatto • 5/4/2016 • Seminário • 806 Palavras (4 Páginas) • 1.964 Visualizações
IMPRESSIONISMO
CARACTERÍSTICAS
- Rejeição pela perspectiva.
- Composição equilibrada.
- Ausência de linhas severas de contorno.
- Pinceladas como forma de estrutura.
- Figuras idealizadas.
- Dinamismo Claro/Escuro pela sensação da luz e cor.
- Cores aplicadas diretamente, sem a mistura entre elas.
- Alguns pintores seguiram o Realismo, apenas mudando
para a paisagem do impressionismo.
Iniciou-se com um grupo de pintores independentes com obras rejeitadas no Salão Oficial pela sua proposta de pintura, após protestos doS artistas, houve a criação do Salão do Recusados para suas obras, tido como um marco para o surgimento da Pintura Moderna, foi influenciado pela fotografia na forma de representar o momento e a arte japonesa por representar o cotidiano urbano em uma pintura plana e sem perspectiva. Seu principal objetivo era representar por meio das cores e luzes uma sensação única, a do momento em que foi pintada, enfatizando as características de cada momento do dia e do clima.
MANET: Pintor primordialmente influenciado pelo realismo e naturalismo, procedia da burguesia junto a Baudelaire, foi o precursor do impressionismo devido a seu espírito independente e de seu interesse na sensação do íntimo pela arte trazendo seguidores, entre eles Monet, que mais tarde trouxe ele para a visão da pintura na paisagem, fora do atelier, iniciando de fato sua característica impressionista na pintura.
MONET: Foi um dos membros do grupo impressionista que mais contribuiu no movimento devido a forma como representava o objeto e natureza em seu momento único, sua pincelada foi denominada como uma "lambida". Sua obra "O Sol Nascente" foi a que mais enfatizou o movimento impressionista.
RENOIR: Importante foi também um membro do grupo porém se afasta a medida que começa pintar para burguesia, retratava obras alegres e bonitas, influenciado pelo rococó.
-----------------------------------------------------------------------
PÓS-IMPRESSIONISMO
CARACTERÍSTICAS
- Não foi uma continuidade literal do impressionismo.
- Foi introduzida na ultima exposição impressionista em 1886.
- Serviu de grande influência ao Cubismo (Cezanne), Fauvismo (Gauguin) e o Pontilhismo (Seurat).
- Não foi um movimento uniforme, mas sim de um grupo de artistas
de vários movimentos.
-Insurge-se contra o impressionismo devido à sua superficialidade ilusionista da análise à realidade, porém não foi totalmente contrário pois vários artistas iniciaram no impressionismo, levando algumas características técnicas de acordo com o pintor.
- Queriam aprimorar os valores criados pelo impressionismo.
VAN GOGH: Inicialmente sua obra era ligada a problemas sociais, cores sombrias e personagens melancólicos, suas pinceladas eram violentas, agitadas e curtas, utilizando suas tintas sem misturar. Em 1886 descobre o impressionismo em Paris abandonando as cores sombrias e utilizando cores fortes, vibrantes, deixando de representar problemas sociais para pintar paisagens.
CEZANNE (Cubismo): Evitava retratar emoções em seus quadros, ao contrário dos impressionistas que enfatizavam a luz, Cezanne valorizava a forma e massa. Influenciou o cubismo devido sua linha de desenvolvimento de abstrair da natureza formas, cilindros, cones e esferas, de modo a simplificar os objetos, não como resultado final da obra mas sim como seu processo de criação
GAUGUIN (Fauvismo): Sua pinturas eram altamente decorativas, cores chapadas, desenhos vigorosos e linhas curvas, explorava o sentimento profundo e não superficial, causando a distorção na forma de representar os objetos. Influenciado pelo Taiti, sua obra de mais importância, "Cristo Amarelo" influenciou mais tarde ao Fauvismo, movimento que prezava pelas cores puras e sentimento de felicidade.
SEURAT (Pontilhismo): Sua pintura era
...