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Resumo TSCHUMI, Bernard. “Conceito, Contexto, Conteúdo” in Arquine, Revista Internacional de Arquitectura y Diseño. vol 34, 2005

Por:   •  29/4/2019  •  Resenha  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  1.778 Visualizações

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RESUMO

Texto:

TSCHUMI, Bernard. “Conceito, Contexto, Conteúdo” in Arquine, Revista Internacional de Arquitectura y Diseño. vol 34, 2005

Perfil biográfico do autor do texto:

Bernard Tschumi é um escritor, educador e arquiteto suíço, nascido em Lausanne na Suíça em 25 de Janeiro do 1944. Graduado em 1969 em arquitetura pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça. Lecionou em diversas universidades pelo mundo. Tem um escritório de arquitetura premiado, Bernard Tschumi Architects. Ganhou uma competição de grande prestígio para o Parc de La Villette em 1983, com o projeto inovador.

Palavras-chave:

Análise comparativa. Conceito. Conflito. Conteúdo. Contexto. Indiferença. Reciprocidade.

Resumo:

O autor do texto “Conceito, Contexto, Conteúdo”, tem como base da sua discussão, comparações entre esses termos e projetos, sob a ótica da arquitetura, se utilizando de reflexões sobre os assuntos e exemplos com projetos. As seguintes frases aparecem logo nas primeiras páginas do texto “There is no architecture without a concept...” ; “However, there is also no architecture without context...” ; “There is no architectural...space without content...”, mostrando que essas três estratégias são inseparáveis e uma depende da outra, constituem a base de uma arquitetura, sem hierarquias, sem ordem, sem receitas. Ao tentar explicar o que seria conteúdo, o autor faz uma reflexão e uma nova leitura sobre um velho preceito da arquitetura, “Can one therefore substitute ‘form follows function’ with...’concept follows content’?”. Ao invés de dar diferentes importâncias às palavras conceito, contexto e conteúdo, Bernard, faz comparações bem detalhadas entre as palavras, onde elas podem estabelecer três relações diferentes: indiferença, reciprocidade e conflito. A indiferença se dá, quando se projeta pensando em apenas uma das estratégias, nessa arquitetura elas vão coexistir mas não interagir, como por exemplo, existem dois projetos em Angoulême e em Gênova, citados no texto, que adotam a não interação com o contexto. Reciprocidade acontece em uma arquitetura, onde todos os aspectos foram levados em conta no momento de projetar, eles se complementam formando um único e harmônico projeto, isso ocorre no Zenith Concert Hall em Limoges, onde o conceito é feito para interagir com o contexto de forma calculada. O conflito se dá quando a arquitetura foi projetada estrategicamente para se chocar com outra estratégia, onde existe uma batalha de oposições ou uma grata surpresa como é o caso do projeto do Carnegie Science Center, onde de existe uma inesperada harmonia com o Contemporary Art Center for Le Fresnoy. Ao longo do texto Tschumi discute as estratégias sobre diferentes aspectos como, “Fact versus Interpretation”, onde pontua que contexto é o resultado de uma interpretação, não é um fato, “A Genealogy of Concepts” onde desmembra todo o histórico do conceito, finalizando com o cruzamento das importâncias de cada estratégia, “Without the...concepts, no objective knowledge would be possible..” ; “...without...contexts and contents,

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