Resumo do Livro O Que é a Arquitetura
Por: Leandro Araujo • 1/11/2020 • Resenha • 821 Palavras (4 Páginas) • 423 Visualizações
O que é Arquitetura é um livro que pretende pôr o leitor em contato com alguns conceitos, como o pensar o que é belo, do início da arquitetura até a arquitetura moderna. O livro apresenta várias linhas de pensamento através do tempo e com a mudança do tempo e dando exemplos práticos ligados as arquiteturas de diversos tempos.
O livro foi escrito por Carlos Alberto Cerqueira Lemos, arquiteto, professor e ligado também à conservação do patrimônio cultural. O autor pensa que é arquitetura, passando pelas noções do que é uma construção bela e o que é a arquitetura até os tempos da arquitetura moderna.
O primeiro capítulo, titulado de “a construção bela” trás o questionamento sobre que é belo. O autor associa ao conceito de arquitetura como a providencia de construção bela, porém o autor pretende não definir o que é Belo? O que é belo sempre leva em consideração o julgamento do fruidor do objeto arquitetônico. Para conceituar a arquitetura o autor divide as construções em três categorias: as construídas segundo um critério artístico qualquer ou realizada a partir de um movimento artístico, a construção sem nenhuma referência ou preocupação artística e por fim e as construções precárias ou ao acaso – sem o uso do senso estético. O autor dá destaque ao segundo grupo, destaca então as obras populares, que resultaram do contato com o colonizador.
O autor salienta que com a Revolução Industrial a arquitetura passou a ser influenciada por pensamentos mais racionalista no uso dos materiais e também no pensamento do que é belo.
A conclusão a que se chega é que a arquitetura é pautada por uma junção cultural e cronológica.
O segundo é titulado como “A arquitetura ao longo do tempo” o autor demonstra a ordem cronológica e especifica o que é arquitetura em cada tempo, até hoje. Segundo o autor a arquitetura foi realizada primordialmente para atender as necessidades humanas de abrigo. Os mais importantes conceituadores do que foi arquitetura foi Vitruvio, que então escreve os dez livros da arquitetura, e resumidamente o autor divide inicialmente em três pontos:
Solidez, beleza e utilidade e posteriormente são apresentados mais conceitos como 1)ordenação, que é o dimensionamento devido das demais partes de um edifício de forma a atender o programa e ser concernente como todo o conjunto, 2) já disposição é disposição das partes de modo que as partes evidenciem as qualidades do conjunto que também são chamadas de composição , 3) eurritmia é dificilmente conceituado pelo texto ser vago na explicação, porem o autor define como o mesmo conceito de harmonia , 4 ) simetria é o cálculo das relações da obra visando estabelecer uma relação comum entre eles, 5) conveniência é a disposição dos elementos de um edifício de forma a atender as necessidades do programa 6) e distribuição é a procura de distribuição da obra visando a comodidade do lugar, controlando tudo a ser feito com prudência.
Posteriormente a idade média desenvolveu uma arquitetura impar e desenvolveu um sistema construtivo que mais tarde no renascimento não foi revisto.
O renascimento trouxe em voga o pensamento de Vitruvio e influenciou muito a arquitetura da época.
Posteriormente veio a revolução industrial que por meio das mudanças do uso de material trouxe mudanças no valor de arquitetura e mudanças como a de começar a pensar o valor do espaço para conceituar a arquitetura e da mesma forma a ideia de qualquer coisa que ocupa o espaço também pode ser chamada de arquitetura. A arquitetura foi cada vez mais se desprendendo das ideias de adorno e se juntando a valores de racionalidade de integridade do material utilizado, valores que conversavam como a industrialização.
...