Resumo do Video - Cidade para Quem
Por: Ananda Aguiar • 8/5/2019 • Resenha • 605 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
TEXTO DISSERTATIVO
No video "Cidade pra quem" o palestrante João Whitaker começa com a indagação sobre qual é a Cidade ideal para cada pessoa, mostrando que esses pensamentos são individuais usando como exemplo a Música "Cidade Ideal" de Chico Buarque que retrata bem esse pensamento.
Aborda também a questão de que uma cidade com boa infraestrutura como modelos europeus atende cada vez melhor e comporta bem a sociedade atual, mas explica que até mesmo esse modelo não é perfeito, pois os pensamentos de hoje em dia estão muito individualista, ou seja, a vontade de morar em um local privado onde o indivíduo pode usufruir dos espaços públicos mas dentro do seu espaço privado é mais confortável e seguro para ele, ele ainda diz que as cidades nada mais são do que a expressão espacial das sociedades que elas abrigam.
As cidades que estamos habituados a ver, são essas que os centros são "áreas nobres" e vazios com a presença de pessoas mais ricas, e as periferias mais densas, onde há mais da metade da população e as pessoas demoram horas e horas para se deslocar e chegar na cidade que funciona. Ainda cita que esses centros nobres não atendem o modelo de cidade ideal, afinal são construídas em cima do individualismo, são exemplos de grandes caixas de concreto onde os seus “direitos” individuais são acatados pois o espaço é privado/ público.
Defende também que as cidades só funcionam, quando é para todos, e quando há uma transformação na mente de cada indivíduo para serem mais tolerantes e pensar mais no outro. Na nossa cidade podemos destacar alguns pontos positivos e negativos, no tocante ao assunto abordado por João, sendo as iniciativas públicas e privadas que mostram a presença do poder da sociedade, que busca o coletivo em meio a um caos individualista. A cidade de Governador Valadares tem alguns históricos de mudanças que deram muito certo e outras que não, atualmente podemos dizer que o caos individualista está seguro e enjaulado dentro de cada um, seu momento individualista acaba quando o direito é do outro e seu direito não é estabelecido.
Então ele apresenta passos que precisam ser tomados para a possibilidade de então ter uma cidade ideal, que são eles:
PRIMEIRO PASSO: Resgatar os espaços públicos
SEGUNDO PASSO: multiplicar as iniciativas ativistas e propostas criativas.
TERCEIRO PASSO: Recuperação do papel do Estado.
A cidade só será ideal quando a sociedade que ela abrigar entender que ela deve atender a todos e não só alguns, e que as vezes é preciso abrir mão de algumas vontades para o bem comum. E acima de tudo cobrar do Estado o seu papel de investir e trabalhar para que tudo isso será possível.
O transporte público da cidade citada por João tem grandes precariedades em sua estrutura política e na gestão, pois se queremos ter uma cidade pra chamar de nossa precisamos pensar coletivo e agir de forma tal a influenciar o outros indivíduos, o transporte em grandes cidades é precário, caro, não é seguro. Manifestar sua cultura ao mundo através de grandes exemplos já questionáveis e que não deram certo pois o crescimento da cidade tomou outros rumos e ultrapassou seu limite territorial.
A cultura das
...