Resumo livro: Cidades para um pequeno planeta
Por: Jhenifer Nayara Costa Oliveira • 5/6/2017 • Trabalho acadêmico • 761 Palavras (4 Páginas) • 766 Visualizações
a poluição das cidades esta espoliando todos os aspectos do sistema de apoio á vida do planeta.
estamos enfrentando a expansão da população a nível mundial, a destruição dos recursos naturais e do meio ambiente.
assim devemos nos preocupar e tomar algumas atitudes para garantir a sobrevivência de nossa espécie em nosso planeta.
em 1900 apenas um decimo da população mundial vivia em cidades. hoje, metade de toda a população mundial vive em cidades e daqui a 30 anos isso poderá crescer ate três quartos dos habitantes do planeta.
com a evolução da arquitetura e do urbanismo e o planejamento urbanno é possível criar ferramentas cruciais para garantir nosso futuro, a partir da criação de cidades com ambientes ssutentaveis e civilizados.
existe três fatores que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura urbana: o aumento da conscientização ecológica, da tecnologia das comunicações e da produção automatizada.
as cidades estão destruindo o equilíbrio ecológico do planeta e as cauas principais desse equilíbrio é o comportamento social e econômico da sociedade. a capacidade dos países industrializados esta no limite, a migração de pessoas nos centrosurbanos levou a um grande desenvolvimento dos suborbios aumentando o uso de automóveis costionando e poluindo o oar.
assim as cidades es tao produzindo uma inst abilidde social desastrosa e levando a um declínio ambiental. em resumo a injustiça social em todas as formas acabam com a capacidade de uma cidade de ser sustentável do ponto de vista ambiental, ou seja, não pode existir harmonia urbana ou melhoria ambiental sem paz e garantia dos direitos humanos basicos.
nas ultimas décadaso domínio publico das cidades e os espaços públicos tem cido negligenciado, assim esse processo aumento a polarização da cidade e criou mais pobreza e alienação. as cidades cresceram e se transformaram tao complexas e difíceis de se administrar que não lembramos que elas existem para satisfazer as necessidades humanas e sócias da comunidade.
assim as cidades atualmente estão sendo vistas como uma arena de consumo, nessa época global de democracia cada vez mais as cidades estão polarizando a sociedade em comunidades segregadas, a consequência dessa tendecia é o declínio da vitalidade dos espaços urbanos. o cientista michael walzer classificou o espaço urbanoem dois grupos, o primeiro são os espaços monofuncionais onde dscreve um conceito de espaço urbano que preenche uma única função o segundo espaço é o multifuncionais onde foi pensado para uma variedade de usos, participantes e usuários. no primeiro tipo de espaço estamos apressados no segundo estamos prontos a olhar, encontrar e participar.
contudo o espaço multifuncional deu lugar ao espaço monofuncional, assim destruindo a ideia de cidade abrangente, pois atualmente as atividades são organizadas com o objetivo de maximizar o lucro para incorporadores e comerciantes
o desaperecimento dos espaços públicos multifuncionaispode gerar grande consequências pois a medida que a qualidade dos espaços públicos diminui perdemos o habito de participar da vida urbana da rua. assim as atividades urbanas vao se tornando ainda mais divididas, o mercado da rua se torna menos atrativo que o shopping, considerado seguro, or exemplo. as pessas ricas se trancam e nesses espaços privatizados os pobres são proibidos de entrar, consequentemente a vida nas cidades se trna dividida, com os ricos situados em território protegido e os pobres fechados em favelas. as cidades que foram criadas para celebrar o que temos em comum hoje, são projetadas para afatar os indivíduos um dos outros.
...