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Resumo tijolos no lugar

Por:   •  9/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

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1964:Tijolos fora do lugar parece ter como objetivo falar sobre como o golpe de 1964 afetou a modernização da arquitetura e os posicionamentos de um grupo especifico de arquitetos que queriam fazer mais do que infelizmente conseguiriam na época.

Sergio, Flavio e Rodrigo começam a trabalhar juntos em 1961 e eles elaboravam vários projetos que ao meu ver pensavam mais no coletivo, na população menos favorecida tanto que eles procuravam soluções possíveis para o problema da casa popular, entretanto com o golpe isso meio que abala os três, que vão vendo suas perspectivas sociais desaparecem, com isso vão diminuindo seus trabalhos, até que por fim abandonam de vez a prática profissionais .

Os três arquitetos era considerados discípulos de Artigas entretanto o Sergio Ferreo acreditava que o mestre tinha criado dois movimentos diferentes, um mais formal e outro focado mais na critica politica e ética que ele fazia da arquitetura anterior, basicamente eles optaram por direcionar sua arquitetura para o lado que não recebia esse tipo de privilegio, o povão como ele dizia. Inspirado então por alguns projetos da época que tinham essa direção eles meio que criaram esse programa arquitetura nova, o que era bem complicado para os arquitetos pois eles precisariam de ajuda de bancos, construtora e outros, por isso eles começam a pensar nesses projetos e realizar experimentações com seus próprios amigos, utilizando de matérias mais banais, que fosse acessíveis a qualquer renda, como tijolo, vigota e caibro, mesmo com todos seus objetivos o que eles alcançaram foi um forma hibrida entre a casa burguesa e a popular presa a primeira mais querendo ser a outra.

Depois o texto vai fazer uma leve passagem onde ele conta que o escritório dos três arquitetos eram meio que um ponto de encontro para desenvolver as artes, seja no teatro, na música, na arquitetura entre outras, pois tudo andava muito junto e meio que se complementavam, abordando algumas questões do tipo colocar a mão na massa e fazer, não só ficar atrás de uma mesa desenhando mas praticar, e ao me ver tentando passar a ideia que diferente do teatro e da pintura, o arquiteto meio que tinha um bloqueio na parte artística já que o que ele desenhava era executado no canteiro, e isso meio que barrava a criatividade deles, com isso o grupo vai se aproximando muito mais da pintura.

Surge então um programa chamado pintura nova que basicamente era a forma de se expressar onde eles podiam ter a liberdade de mostrar as coisas da forma que eram, mesmo com o golpe, através de colagens, objetos, instalações , arte de rua entre outros, no meu entendimento era como se o a única forma de não ficar preso na estagnação era através da arte que mostrava e expressava todo o sentimento do artista para o estava acontecendo, por isso ela não tinha uma forma correta de ser, valia tudo, era um instrumento de denúncia, de insatisfação entretanto segunda Sergio a pintura nova não cumpria bem o papel de denúncia, ela foi predominante anti, porem na cenografia com Flavio o passo foi mais longo do que a denuncia dizia Sergio

Na cenografia Flavio passa a ser considerado um dos maiores nomes e através disso acaba mostrando o que deveria de ser feito com arquitetura com utilizando de materiais simples. Em 1959 ele começa a trabalhar no Arena se consagrando. No meu entendimento ele acredita

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