Síntese documentário Home Nosso Planeta
Por: Mika Ribeiro • 26/11/2016 • Abstract • 537 Palavras (3 Páginas) • 458 Visualizações
Instituição: Universidade Estadual do Mato Grosso
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Ecologia urbana
Docente: Cristine Stedile
Discente: Micaeli Soares Riberio
ARTHUS-BERTRAND, Y. HOME -NOSSO PLANETA, NOSSA filme (142 min), son. (dubl.), color, Legendado.
O documentário inicia-se mostrando o surgimento da terra e como uma serie de reações químicas agiu sobe o planeta, nos deixando além de uma densa camada de recursos naturais como mineiro, petróleo, carbono, entre outros nos deixou a vida. Varias espécies vivas emergem sobre a terra entre elas animais, plantas e nos seres humanos, considerados frágeis porem com capacidades intelectuais surpreendentes. Todo esse processo inicial da terra perpetuou durante milhões e milhões de anos, a pouco mais de 200 milhões de anos o homem habita sobre a terra, e apenas nos últimos 50 anos a terra foi mais radicalmente alterada do que por todas as gerações anteriores. No período da antiguidade povos nômades viviam apenas do necessário alimento e abrigo, a população era mínima e os recursos abundantes, com tempo o homem foi mudando seu modo de vida, passou a construir casas, plantar agricultura, viver não só do necessário mais também do conforto e facilidade de trabalho e de vida. Antes quando o homem estabelecia um trabalho braçal, ou seja, no período da manufatura mesmo em constante usufruo de recursos o planeta mantia um equilíbrio estável.
Mas o homem não parou e procurou outros meios mais fáceis de conseguir riquezas poder e mantimentos para população que vem crescendo de forma desordenada, criou se as maquinas produzindo em larga escala, grandes quantidades em pouco tempo assim substituindo o homem pela maquina, ação da qual vem nos custando caro, a extração de petróleo e dos mineiros possibilitou além de maquinas conquistas de poder, com isso aumento populacional e crescimento dos centros urbanos gerando consequentemente a poluição e escassez de recursos. O homem tem produzido consumido, construído, poluído e desmatado cada vez mais em pouquíssimo tempo, só nos últimos 60 anos a população da terra triplicou e mais de dois bilhões de pessoas foram viver nas cidades. Estima se que ate 2025 à falta de agua poderá afetar vastas regiões e milhões de pessoas sofreram consequência do consumo desordenado e do fator “aquecimento global” questão preocupante abordado no documentário, outra questão também abordada e a desigualdade social, países que são ricos em recursos vivem na miséria, pois toda sua riqueza e vendida para países desenvolvidos, povos ainda leigos de tecnologia vivem como se fossem de gerações anteriores buscando apenas a sobrevivência e um teto para se abrigar se não bastasse a falta de agua potável para consumo, alguns países na África são exemplo dessa tipologia.
Por fim o documentário busca nos fazer refletir sobre as ações que temos tomados em relação ao nosso planeta nos últimos anos, e como podemos ajudar reverter e mudar a situação atualmente observada de maneira a nos conscientizar e educar as próximas gerações assim resgatando, preservando, reciclando, pequenos atos podem fazer grandes diferenças e todos devemos estar cientes para que possamos continuar habitando nosso rico planeta terra.
03 Novembro, 2016
...