SER HUMANO EM RELAÇÕES
Por: anafvieira • 4/3/2016 • Relatório de pesquisa • 515 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE DE MÓDULO 5
DISCIPLINA: SER HUMANO EM RELAÇÕES
Atividade Cultural - Meu bairro: o que posso fazer para qualificá-lo?
Nome da aluna: Ana Flavia Vieira
Curso: Arquitetura e Urbanismo
2° Período/2015
Turma: 2
Turno: Noturno
1) Qual é o bairro e a cidade onde você mora?
Bairro São Geraldo, Santa Luzia – MG
2) Procure, obrigatoriamente, um(a) morador(a) antigo(a) do seu bairro para conversar sobre o passado. Pergunte a ele(a) como era o cotidiano do local há algumas décadas. Busque novidades, fatos inusitados e informações sobre momentos que marcaram as relações entre as pessoas do bairro. Esta relação, certamente, qualificará o seu trabalho. (máximo 1.000 toques, com espaço).
Conversando com moradores do meu bairro, fiquei surpresa de ver como os antigos moradores eram unidos, as mulheres iam lavar roupa nas minas que existiam no bairro, dividiam alimento entre eles, ficavam na porta das casas conversando até tarde, pediam coisas emprestadas aos vizinhos, trocavam serviços por mercadoria. As dificuldades na época eram tão grandes, que um fato que marcou para alguns moradores, foi um morador que desmaiou ao ver um vendedor de gás contando tanto dinheiro, quando ele não tinha nenhum. Outro fato inusitado foi que uma vez uma pessoa dormiu com a casa trancada, e a mãe que estava sem chave queria entrar, os vizinhos tiveram que tirar uma telha da casa para acordar a pessoa cutucando-a com um cano de pvc. A vida era tão difícil, mas era muito melhor, pois as pessoas podiam contar umas com as outras.
3) Escreva outro texto (entre 1.000 e 2.000 toques, com espaço) com a seguinte reflexão: se fosse possível dar uma sugestão para a prefeitura de Belo Horizonte para melhoria da qualidade de vida do meu bairro (as relações entre as pessoas), qual dica você daria? Importante: ela terá de ser, preferencialmente, dentro da área do curso superior que você está fazendo no Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.
Nos últimos anos vemos a degradação dos bairros, transformados em passagens de veículos, reduzindo os espaços verdes, as minas de água e o contato entre as pessoas. Devido a isso, gostaria de sugerir ao prefeito, para que melhore a qualidade de vida e o convívio dos moradores do bairro, que fossem instalados bancos nos passeios das casas, passeios comunitários em que todos possam usar, para que os moradores possam voltar a se reunir e conversar como faziam antes. Criar parques e praças públicas com playgrounds, jardins, espaços livres, banheiros públicos e bancos, para que os usuários possam se relacionar melhor e ser usado também como destino para múltiplas funções, como andar de bicicleta, caminhar, levar os filhos para brincar, ler um livro, jogar baralho, conversar com os amigos, ou até mesmo para passear. Recuperação de áreas “mortas”, com áreas verdes, canteiros e hortas comunitárias para que a comunidade cuide e também reduza a impermeabilidade do bairro. Também que fossem criadas guaritas para manter um vigilante para dar mais segurança aos moradores. A ideia de fazer mudanças em pequenos espaços, torna a cidade mais humana. Com todas essas melhorias, a qualidade do bairro seria bem melhor, e as pessoas seriam mais felizes e iriam se relacionar muito mais.
...