Sumario explicativo TH
Por: juukawaii • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 2.117 Visualizações
Pontifícia Universidade Católica de Goiás[pic 1]
Escola Edgar Albuquerque Graeff
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Teoria, História e Crítica da Arq. E Urbanismo IV
Alunos: Amanda Teodoro, Camilla Camargo, Carolina Ferreira, Ludmilla Machado, Ronayane Moreira
SEMINÁRIO
SUMÁRIO EXPLICATIVO
TEMA: Gregori Warchavchik
TÍTULO: A arquitetura modernista de Gregori Warchavchik
Objetivo: O trabalho tem como objetivo de apresentar um estudo e crítica sobre a história da arquitetura e urbanismo no Brasil no período do modernismo. Em especial as produções, influências e contribuições do Arquiteto Gregori Warchavchik para o movimento moderno no âmbito nacional, se tratando dele um grande nome para o início do movimento.
1 – Contextualizando o Movimento Modernista:
O escopo deste tópico é recapitular o Modernismo, e como foi introduzido o Modernismo arquitetônico no Brasil. Pelo motivo do movimento fazer referência aquilo que era produção arquitetônica do arquiteto uraniano Gregori Warchavchik, no Brasil. Sendo ele um dos pioneiros do movimento moderno no país.
A partir da primeira década do século XX começa a expandir no Brasil um movimento artístico e cultural que teve seu início na Europa conhecido como Modernismo. Esse movimento difundiu-se a través de manifestos de vanguarda, principalmente em São Paulo, e da Semana da Arte Moderna, realizada em São Paulo 1922.
Com o movimento iniciou uma nova fase estética, ocorrendo integração de tendências que já vinham surgindo, tendências essas fundamentadas na valorização da realidade nacional, abandonando tradições que vinham sendo seguidas. Foi um movimento cultural global que envolvia vários aspectos, entre eles sociais, tecnológicos, econômicos e artísticos.
Embora arquitetos brasileiros como Oscar Niemeyer e Lucio Costa sejam referência nesse estilo, o Modernismo foi inserido do Brasil por influência e atuação de arquitetos estrangeiros. O pioneiro foi Gregori Warchavchik em 1927-28, que construiu em São Paulo e tem sido reconhecida como a primeira casa modernista do pais.
No entanto, seu pioneirismo já havia sido registrado anteriormente quando publicou em jornal, um artigo-manifesto divulgando no pais o que se desenvolvia na Europa, envolvendo as ideias do movimento arquitetônico.
2 – Biografia de Gregori Warchavchik e seu manifesto modernista :
Neste tópico abordaremos sobre Gregori Warchavchik, buscando analisar sua trajetória, mostrando assim suas origens, suas influências que então resultam em sua atuação e projetos no Brasil. Será abordado também mais detalhadamente seu manifesto modernista devido a sua importância já que foi o primeiro publicado no Brasil.
Gregori Warchavchik nasceu dia 2 de abril de 1896 em Odessa, Ucrânia, onde começou seus estudos de arquitetura. Mudou-se para Itália em 1918, onde continuou a estudar arquitetura no Istituto Superiore di Belle Arti em Roma, e em 1920 adquiriu seu diploma.
Depois, durante dois anos, trabalhou com Marcello Piacentini, para o qual dirigiu a construção em Florença do Teatro de Savóia. Além das influencias sofridas pelos seus mestres oficiais Wachavchik deixa claro no seu manifesto de 1925 que sofreu grande influencia de Le Corbusier , quando entrou em contato com as nova propostas estéticas que surgiram no meio arquitetônico europeu, acompanhando a polemica gerada pelas idéias de Le Corbusier, publicadas em 1920 na revista L’Esprit Nouveau.
Warchavchik chega ao Brasil em 1923, contratado durante dois anos pela maior empresa construtora do pais , a Companhia Construtora de Santos. Este período suas atividades foram caracterizadas pela prudência e discrição.
De fato, Warchavchik levou dois anos para se manifestar publicamente, apresentando aqui as idéias modernistas das quais viera imbuído da Europa. O artigo publicado em 1925 foi pioneiro na divulgação das idéias do Movimento Moderno no Brasil. Segundo Geraldo Ferraz, trata-se do primeiro documento desta linha a ser publicado no país. Warchavchik tendo vivido na Itália conhecendo o italiano e ainda com dificuldades com a língua portuguesa, procurou o jornal italiano de São Paulo Il Piccolo e publicou seu manifesto na edição dominical de 14 de junho de 1925.
Porém Warchavchik queria expandir suas idéia, publicando o artigo novamente em 1 de novembro do mesmo ano, traduzido para o português e intitulado “Acerca da arquitetura moderna”, no Correio da Manhã do Rio de Janeiro.
O manifesto tinha um caráter persuasivo sobre a necessidade da renovação do panorama arquitetônico. Apesar de querer divulgar no Brasil as idéias do modernismo europeu, o artigo era a influencia clara de Le Corbusier , retomando as idéias expressas de 1920 publicadas na revista L’Esprit Nouveau.
Os temas principais do manifesto giram fundamentalmente em torno da preocupação com a atualidade da arquitetura em relação ao novo tempo e suas características tecnológicas. Warchavchik adotou o conceito da casa como “máquina de morar”, argumentando contra o decorativismo, discutindo a estética da máquina e buscando argumentos funcionais e econômicos. Demonstrou, com isto, “estar bem instruido nos postulados de Le Corbusier”.
3 – Contexto Histórico:
Tem como intenção situar sobre a realidade do país e do mundo em outros campos que não a Arquitetura, os pensamentos, a situação politica, econômica e social que por ventura possam ter contribuíram para a introdução e desenvolvimento do modernismo no Brasil.
O mundo vivia o período pós-guerra de grande desenvolvimento intelectual e o que mais influenciou o Brasil foi a efervescência das vanguardas europeias
O Brasil estava inserido república Café com Leite, modelo político que já começava a ser questionado. Começava uma industrialização em decorrência do final da Primeira Guerra. Em 1922 o Brasil comemorava os 100 anos de sua independência e com isso o país estava tomado por um espírito nacionalista.
Alguns acontecimentos marcaram esse ano entre eles: Semana da Arte Moderna que ocorreu em março; Movimento Tenentista - 18 do forte em julho; -Exposição do centenário
...