Sustentabilidade : Uso de tijolos de plastico na construção de casas
Por: dani118 • 21/3/2016 • Projeto de pesquisa • 1.359 Palavras (6 Páginas) • 365 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
SUSTENTABILIDADE: UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS DE PLÁSTICO NA FABRICAÇÃO DE HABITAÇÕES POPULARES EM FORTALEZA
Ao longo do tempo, durante a recente evolução humana, uma das características históricas primordiais que se pode notar durante essa transformação, foram os aprimoramentos das técnicas de arquitetura e construção civil, bem como o aperfeiçoamento das normas legais. O homem sempre buscou os recursos necessários para evoluir, desenvolver e aplicar novas técnicas na transformação do meio, pretendendo sempre atingir a satisfação de suas necessidades. E enquanto a arquitetura junto à construção civil sempre acompanhou esse progresso de um lado, a lei acompanhou essa evolução e necessidades humanas do outro lado.
Dito isso, não podemos mais pensar em arquitetura e construção civil, sem pensarmos em ecologia e, não podemos discutir ecologia sem discutir a necessidade das leis para a sua preservação. Desde já, é uma necessidade presente que busquemos aperfeiçoar e desenvolver novas técnicas que propiciem a construção de edificações ecológicas e busquemos cada vez mais aparatos na lei, pois é imprescindível a defesa da natureza como um bem comum a todos, onde se destaca o nosso direito à vida no sentido amplo, ou seja, direito a uma vida digna, com respeito aos seus valores e necessidades, destacando-se aí o nosso direito à habitação e a um meio ambiente saudável.
Um desenvolvimento saudável somente é possível se buscarmos aplicar ações sustentáveis, que influenciem as futuras gerações na busca de uma educação voltada para a sustentabilidade. Precisamos assumir nosso papel entra um estilo de vida predatório ou sustentável.
Neste contexto, nosso trabalho pretende explorar técnicas alternativas aplicadas na arquitetura e construção civil, que propiciem a satisfação das necessidades do homem e minimizem os impactos das ações do homem na natureza, motivando uma relação saudável entre o homem e o meio ambiente.
Desta forma escolhemos abordar como tema a utilização dos tijolos de plástico na construção de habitações populares em Fortaleza.
1.1 Problematização
Mas na busca de técnicas alternativas e ecológicas para serem aplicadas na arquitetura e construção civil, os tijolos de plástico realmente se apresentam como um produto viável? E a produção e posterior utilização dos tijolos de plástico na construção de habitações populares em Fortaleza realmente é sustentável?
Em relação ao problema - Hipótese: Respondemos afirmativamente que a produção e utilização dos tijolos de plástico na construção de habitações populares em Fortaleza não é apenas viável ecologicamente, mais também economicamente e ainda, se apresenta como um produto eficiente.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Explorar formas de desenvolvimento sustentável na construção de habitações, demonstrando especificamente a viabilidade da utilização dos tijolos de plástico na construção de casas populares em Fortaleza, analisando critérios como produção, sustentabilidade e aplicação desse produto como recurso eficiente.
2.2 Objetivos específicos
a. Explorar sobre a utilização dos tijolos de plástico como um produto alternativo e sustentável na construção de habitações.
b. Levantar um diagnóstico sobre a viabilidade econômica e ecológica na produção e utilização de tijolos de plástico na construção de habitações populares em Fortaleza.
3 JUSTIFICATIVA
As transformações ambientais e suas consequências ocasionadas pelo impacto das ações homem/natureza, tem preocupado cada vez mais a humanidade, fazendo com que a busca pela sustentabilidade, bem como os mecanismos para mantê-la, passassem de intrigantes desafios para verdadeiras necessidades do homem moderno.
Nossa cultura desenvolvimentista aliada ao consumismo produzem uma quantidade massiva de material descartável todos os dias, que por sua vez, ao serem despejados, produzem graves impactos negativos ao meio ambiente.
Com uma população de 2,4 milhões de habitantes, somente em lixo domiciliar, Fortaleza produz 5,876 mil toneladas diariamente, ainda, estima-se que até 2031, nossa população alcançará o número de 3,2 milhões de habitantes e a produção anual de lixo domiciliar terá o volume de 1,2 milhão de toneladas, ou seja, estima-se que a geração de lixo domiciliar crescerá numa velocidade quatro vezes maior que a população.
Fortaleza contribui com mais de 30% do lixo produzido no Estado do Ceará e, o nosso Estado já se encontra na 5º posição do ranking nacional de geração de lixo, dando-nos a alcunha de Estado poluído. Isso insinua não apenas que descartamos nosso lixo de forma inadequada e, nem apenas aponta a deficiência das ações públicas, mas também denuncia a sociedade civil como um todo, que agi irresponsavelmente ao tratar do assunto com desdém.
Por outro lado, a crescente desigualdade social e a falta de políticas públicas eficientes para a habitação, gerou ao longo dos anos um déficit habitacional de dezenas de milhares de casas aqui em Fortaleza.
Sendo assim, buscamos uma solução saudável para o destino desse material nocivo ao meio ambiente e, aplicando a sustentabilidade na arquitetura e construção civil, consideramos que a fabricação e utilização de tijolos de plástico na produção de habitações populares em Fortaleza seria uma forma de amenizar esses distúrbios ecológicos e sociais.
4 REVISÃO LITERÁRIA
Esse trabalho científico tem como discussão o tema sustentabilidade, especificamente com a utilização de tijolos de plástico na construção de habitações populares em Fortaleza.
Nossa sociedade produz cada vez mais lixo domiciliado, entre eles uma massiva quantidade de resíduos plásticos, que ao serem despejados levam séculos para serem degradados.
O plástico está cada vez mais presente no nosso dia a dia, conquistando cada vez mais espaço que eram antes destinados a outros produtos, principalmente no setor de embalagens e, o seu uso crescente agravou ainda mais a situação dos aterros e lixões.
...