TAREFA EXTRA
Por: ALBERTO_DASILVA • 7/3/2016 • Exam • 797 Palavras (4 Páginas) • 851 Visualizações
TAREFA 3
Assista aos vídeos e redija resenha, entre 30 e 45 linhas, se posicionando sobre o banimento do amianto no Brasil.
Fique a vontade para aduzir outras fontes e pesquisas.
https://www.youtube.com/watch?v=qn66OZm6hxI
https://www.youtube.com/watch?v=Ynr-WDtuktE
https://www.youtube.com/watch?v=61qiVhkV4BY
Nos vídeos propostos sobre o assunto amianto, material constituído por feixes de fibras, constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde. A inalação prolongada de fibras de asbesto pode provocar doenças graves incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose (um tipo de pneumoconiose).
Há mais de 18mil artigo feitos com amianto, desde componentes para motor a vapor e anteparos para aviões, construção civil, dentre outros.
A inalação de doses de amianto por um período de tempo, é altamente prejudicial à saúde, mais para milhares de pessoa, o aviso é tarde demais , causando graves consequências na saúde das pessoas afetadas.
Europa e EUA da baniram o uso de amianto, que intitularam de o “pó maligno”
O perigo de trabalhar com o amianto, o trabalhador deverá se aposentar mais cedo, devido a capacidade e precocidade diante de uso do amianto. Neoplasia crônica do estomago do amianto, arsênio, dipleura e outras doenças causadores de câncer devido a usar o amianto. A Lei 8113, o trabalhador se aposentará mais cedo devido ao uso de material como a amianto, ou seja de 20anos para tempo de serviços. A Lei da previdência social diz que o manejamento de amianto acelera o risco de morte ao ter contato direto e indireto com amianto, e deverá ter a aposentadoria mais cedo
A cada 10 anos trabalhados com amianto, conta 17 anos de trabalho para o processo de aposentadoria, há uma relação de exposição e a doença, que é denominada fator de casualidade, outras situações cancerígenas o tempo de aposentadoria é de 25 anos. 15 mil trabalhadores, estão expostos ao amianto, de acordo com dados da caixa/GFIP.
As empresas pagam taxas referente ao CNAE, de acordo com a atividade econômica. A Receita Federal tributa as empresas para arcar com os custos com esse tipo de material, para sustentar a aposentadoria precoce.
Todos deverão pagar os custos para a previdência de aposentadoria precoce, benefício por incapacidade, precocidade e os efeitos colaterais (pensão, auxilio doença, etc)
O importante notar é que geralmente o colaborador não fica trabalhando o resto da vida com amianto, e seu tempo de serviço por aposentadoria não será de 20 anos, como a lei determina e sim 25 ou 35 anos.
Há exposição do amianto na população em geral, e é muito preocupante a questão do meio ambiente, mais a maior preocupação são os resíduos, mineração, no transporte, na guarda, na industrialização, comercialização e descarta dos produtos, como fibras in naturas, telhas, fibrocimento e resto de materiais.
Há carcinogeninidade do material amianto, ou seja toda espécie do amianto é prejudicial à saúde.
“Há evidencias suficientes em humanos da carcinogenicidade de todas as formas de amianto (crisotila, crocidolita, amosita, trmolita, actinolita e antofilita). O amianto causa mesotelioma e câncer de pulmão, laringe e ovário”.
Os resíduos de pó e fibra de amianto são classificados como perigosos devendo ser gerenciados. Os resíduos da construção contendo amianto, como resíduo da construção da classe, tais como tintas óleos e outros, inclusive amianto e estes deverão ser armazenados de acordo com as normas técnicas específicas de acordo com as normas de órgão ambientais do estado.
...