TEXTO: O TRAUMA DO MODERNO
Por: Anna Julia Silva • 17/2/2019 • Resenha • 587 Palavras (3 Páginas) • 492 Visualizações
TEXTO: O TRAUMA DO MODERNO
Ronaldo Brito diz que a semana de 22 deve ser lembrada e não esquecida, deve ser sempre atualizada, pois, a semana abre portas para o nosso modernismo que envolve o nosso presente. E também ele diz no texto que a própria modernidade vai nos sensibilizar, e no século XX a modernidade é aparentemente estranha e incompreensível.
A semana de 22 foi o primeiro esforço para olhar o Brasil moderno e diminuir o desejo de diminuir o desejo de imitar outro países, era preciso criar uma nova forma de ver e sentir o mundo, em todas as suas expressões, a fim de mudar a forma como toda a sociedade via o mundo, foi durante esse período que os artistas passaram a se ver como figuras mais do que importantes na sociedade, e responsáveis por captar a verdadeira essência da natureza humana, não somente retratar o cotidiano. Baseados nos movimentos e correntes de vanguarda que aconteciam na Europa, os artistas brasileiros também passaram a mostrar a realidade do país de outra forma, entre os principais artistas brasileiros desta época podemos destacar: Tarsila do Amaral e Anita Malfatti dois grandes trabalhos. No texto o autor também fala que o que determina a personalidade de cada movimento é a diferença irredutível, ou seja, uma diferença que não dividir ou diminuir. A categoria do estilo tornasse vaga e insegura com as inovações, então cada artista passa a criar um produto para disputar no mercado.
O autor também, cita no texto que queríamos ser modernos, mas ai, aparece a verdade que o simples “querer ser” prova o que não éramos, autor cita que não corríamos a frente de nos mesmo, procurávamos historias que nos deixava para trás, mas a nossa frente fazia sentido na Europa, a nossa razão de ser era a Europa com isso vão a busca da nossa identidade. Foi durante este pensamento que surgiram as correntes de vanguarda, que passaram a separar os estilos do período da arte moderna algumas delas buscavam além de outras coisas, alterar o estilo da arte que era feita na época. Alterar a forma como as coisas eram retratadas na vida moderna como o cubismo, o futurismo e outras, acreditavam que a arte não poderia ser somente uma expressão do que se vê, mas sim uma expressão do que se sente na vida moderna, surgiu também como transformar em parte do dia-a-dia as pessoas. No começo foi difícil das pessoas acostumar com aquela arte moderna, mas depois aquela semana começou a ter sua importância.
...