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TRAÇADO URBANO RENASCENTISTA E BARROCO.

Por:   •  27/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

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TRAÇADO URBANO RENASCENTISTA E BARROCO.

  1. O Renascimento e o Barroco na Europa, se desenvolveram em meio as crises religiosas e movimentos de restauração da fé cristã, embora a igreja tenha perdido espaço e poder ainda continuava exercendo influência na sociedade. No ponto de vista político, estava ocorrendo o crescimento das atividades econômicas através do capitalismo comercial, que tinha como característica a concentração do capital por meio de políticas mercantilistas. Nesse contexto, também fortificava-se o Estado Absolutista, que consistia na centralização absoluta do poder nas mãos dos reis.

  1. O traçado urbano renascentista foi caracterizado, dentre outras coisas, pela regularidade e equilíbrio entre a emoção e a razão, difundidos principalmente nas praças projetadas pela ordem militar e religiosa. Assim como, com o início da extinção das muralhas - características das cidades medievais -  e  reestruturação das cidades, através da construção de novos bairros e expansões urbanas.

         As cidades eram construídas de forma hierárquica e com o reflexo da religião. Onde na maioria das vezes, a igreja era uma construção monumental e estava localizada no centro, próximo tinha o palácio papal e ao redor era erguida o restante da cidade. No contexto da época, as cidades passaram a receber relações comerciais, financeiras e artísticas.

  1. O Barroco no Brasil, começou a surgir na época do Brasil Colonial, através das influências portuguesas. Inicialmente, os colonizadores se instalaram no nordeste do país e trabalhavam com a exploração da cana-de-açúcar. A partir do século XVIII, essa exploração deu lugar ao ciclo do ouro, principalmente, em Minas Gerais, destacando-se assim, a mineração.

        O traçado urbanístico Barroco, caracterizou-se com ruas tortuosas, casas alinhadas em fileiras e com pouca variação tipológica, com edificações implantadas no limite de cada lote. As construções religiosas eram projetadas em pontos focais, sendo projetadas em lugares de destaque e com bastantes adornos religiosos, marcados pelo exagero. O referido movimento artístico,  também caracterizou as construções civis, como cadeias, câmaras municipais, moradias mais nobres, assim como nas praças. Destacou-se principalmente em Minas Gerais, com construções que refletem claramente a emoção e exagero, principais características do movimento.

Maria Luíza da Silva Gomes, Natal, 22 de Junho de 2015

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