Tcc educamais
Por: kayamura234 • 13/5/2015 • Projeto de pesquisa • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 501 Visualizações
RESUMO
É objetivo de toda educação, seja ela normal ou especial, preparar todas as crianças para as experiências da vida. Uma criança deficiente também deve ter esta oportunidade. Elas devem ser colocadas em um ambiente o menos restritivo possível, para maximizar suas experiências educacionais. Principalmente, não devem existir restrições na comunicação entre professores e alunos. Sendo os professores os “condutores” dos procedimentos do processo educacional”, a manutenção dos padrões de linguagem compatíveis com os níveis perceptivos e intelectuais dos alunos, é recomendável, para que uma boa comunicação de estabeleça. Estes padrões devem variar o mínimo possível, até que se estabeleça um eficiente canal de comunicação entre professor e aluno, para que estes padrões possam evoluir de maneiras mais sofisticadas.
Este trabalho buscou experiências na área educacional a concepção relacional desenvolvida pelos professores franceses André Lapierre e Bernard Aucouturier, que defende que para estabelecer uma comunicação entre dois seres, deve-se garantir tanto a um como ao outro, possibilidades de se fazer entender e de compreender o outro: é preciso falar outra linguagem, uma linguagem corporal, psicomotora e psicotônica, que se vale da significação do corpo através de suas posições, movimentos, tensões, mímicas, contatos, ritmos, enquanto signos passíveis de uma interpretação imediata pelo outro.
Discutimos aqui também sobre uma atividade aplicada em uma escola pública Estadual em Palmas-TO que possui salas de Educação Especial, onde foi aplicada tal abordagem, de maneira lúdica, mais especificadamente dentro das disciplinas de Português e Matemática, onde os alunos possuem maior dificuldade, a fim de testar sua eficácia, sem que fossem negligenciados os procedimentos necessários a implementação lúdica no processo de ensino aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A finalidade deste relatório é registrar as atividades desenvolvidas na Escola Estadual de Tempo Integral Aureny 3 em Palmas-TO, que recebe atualmente cerca de 500 alunos, contando com 21 turmas de ensino fundamental, divididas nos turnos da manhã e tarde.
A proposta político-pedagógica da instituição de ensino pretende nortear o seu trabalho coletivo na busca pela qualidade de ensino, participação e democratização da escola, levando em conta as concepções, ideias e propostas de professores, alunos, pais, funcionários e comunidade em geral, envolvidos na ação educativa.
Tem como objetivo o desenvolvimento das habilidades e competências do educando, através da construção do conhecimento e das relações com o meio, assegurando-lhes a formação indispensável para o exercício da cidadania.
A escola desenvolve o projeto Mais Educação que tem como objetivo contribuir para a formação e educação integral das crianças, adolescentes e jovens. O projeto oferece as seguintes oficinas: xadrez, futebol de campo, leitura, cineclube, horta escolar, línguas estrangeiras, banda marcial e grupo de capoeira. O público alvo do projeto são os alunos indicados pelos professores e aqueles que possuem vulnerabilidade social. As oficinas são realizadas em turnos opostos aos das aulas regulares e os alunos recebem almoço e lanche durante os turnos que permanecem na escola.
A intervenção psicopedagógica se deu através do lúdico como facilitador da aprendizagem de Português e matemática. O tema se justifica pelo fato de que dominar o uso da língua portuguesa e de cálculos matemáticos é fundamental para que o aluno em formação, pois estes são os dois pilares de aprendizado de todas as áreas do conhecimento e serão necessários para toda a vida do ser humano dentro e fora das instituições de ensino.
Frequentemente identificamos alunos com grandes dificuldades em ambas as áreas. Muitas vezes encontramos alunos nos anos finais de ensino fundamental que têm dificuldades de ler e escrever até as coisas mais básicas, bem como a manipulação e o trabalho com o raciocínio matemático. Assim, a leitura, a escrita e principalmente, a Matemática, se tornam “inimigas” dos estudantes quando deveriam ser aliadas. Neste sentido, Kraemer (p.13,2007) afirma:
Muitas vezes, as dificuldades de aprendizagem surgem nos primeiros anos de vida escolar e podem ser agravadas com o passar dos anos [...]. O professor deve preocupar-se com estas dificuldades e procurar solucionar o problema de forma agradável. Por isso, nada melhor do que uma atividade lúdica educativa. Numa “brincadeira séria” como a atividade lúdica educativa, o professor tem condições de resolver várias dificuldades de aprendizagem de forma prazerosa.
O professor busca atender a todos em sala de aula auxiliando em suas dificuldades, no entanto em turmas com muitos alunos esta tarefa se torna mais difícil e devemos levar em consideração que em alguns casos existem problemas mocionais, biológicos e psicológicos os quais o professor precisa de ajuda para resolver. Assim, a atuação do psicopedagogo pode se determinando na resolução destas dificuldades, pois, como afirma Neves, “a psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando em conta sempre as realidades internas e externas de aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais, procurando colocar em pe de igualdade os aspectos cognitivos, afetivos e sociais que lhe estão implícitos” (NEVES apud BOSSA, 2007, p.19)
Objetivo Geral:
Relacionar o uso de materiais lúdicos como facilitadores da aprendizagem de Português e Matemática
Objetivos Específicos:
Coletar informações sobre a instituição, seus aspectos positivos e negativos;
Analisar e interpretar estes dados, buscando intervir positivamente na sua realidade;
Apontar a importância da utilização do lúdico para aprendizagem em sala de aula;
Desenvolver a atenção e o raciocínio lógico matemático;
Mostrar a importância da cooperação nos jogos grupais;
Calcular operação de adição, subtração e multiplicação;
Separar adequadamente as síliabas;
Ler palavras com escritas simples;
Relacionar figuras com a escrita.
O estágio em psicopedagogia tem grand eimportâcia para o crescimento profissional porque conduz a analise e reflexão sobre o trabalho psicopedagógico, permitindo um aprofundamento teórico pratico sobre o processo de aprendizagem, o que resulta na formação de um profissional eficiente e consciente da realidade, dificuldades e necessidades dos alunos. Pires (2009, p.79) afirma que:
O psicopedagogo tem sua ação profissional legitimada pela sociedade pela inegável contribuição social e cientifica na realidade socioeducacional brasileira. [...] ao psicopedagogo pode-se atribuir, no âmbito escolar, o papel de articulador do processo de ensino aprendizagem. Com uma postura investigativa, a intervenção do psicopedagogo deve visar a prevenção dos problemas de aprendizagem e à ampliação de possibilidades de sucesso no processo de escolarização.
...