Tcc pscicologia
Por: bruno20 • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 7.938 Palavras (32 Páginas) • 257 Visualizações
UNIG – Universidade Iguaçu[pic 1]
Luciane Lucena Santos
A PSICOPEDAGOGIA E O BRINCAR NA APRENDIZAGEM INFANTIL
Santo André[pic 2]
2014
UNIG – Universidade Iguaçu[pic 3]
Luciane Lucena Santos
A PSICOPEDAGOGIA E O BRINCAR NA APRENDIZAGEM INFANTIL
Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da Universidade Iguaçu como Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientadora: Profª Marcia Regina Fogaca
Santo André
2014
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
Dedico este trabalho ao meu filho e minha família que são a minha razão de viver.
[pic 7][pic 8]
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo contribuir com docentes, pais e alunos apresentando a relação entre a teoria e a prática do brincar na educação infantil e as contribuições psicopedagógicas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas responsáveis pela aprendizagem. O tema apresenta também, a função do psicopedagogo como agente de avaliações e ações que facilitam a construção e o compartilhamento do saber, além de incentivar novas formas de relacionamento com o conhecimento. Outro aspecto relevante nesse trabalho está em analisar a interação da criança como brinquedo e/ou brincadeiras para seu desenvolvimento motor, mental e social que são modificadas conforme a faixa etária. Desta forma, a brincadeira tem sua relevância destacada neste estudo para melhor compreensão dos conceitos e características pertinentes ao desenvolvimento infantil gerando reflexão sobre o contexto pedagógico e o desempenho do psicopedagogo na aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: Psicopedagogo; brincadeiras; desenvolvimento infantil;
[pic 9]
ABSTRACT
This work aims to contribute to teachers, parents and students showing the relationship between the theory and the practice of play in early childhood education and psycho-pedagogical contributions to the development of cognitive skills responsible for learning. The theme also features the function of the educational psychologist as assessments and actions agent that facilitate the construction and sharing of knowledge, and encourage new forms of relationship with knowledge. Another important aspect of this work is to analyze the interaction of children as toy and / or games for your motor, mental and social that are modified according to age. In this way, the game has its outstanding relevance in this study to better understand the main concepts and characteristics of child development generating reflection on the pedagogical context and the performance of the educational psychologist in children's learning.
Keywords: educational psychologist; play; child development;
[pic 10]
SUMÁRIO[pic 11][pic 12]
INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 05
1. REFERENCIAL HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO E DA PSICOPEDAGOGIA......... 07
2. A INFLUÊNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL ................14
3.A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
.........................................................................................................................................
CONCLUSÃO........................................................................................................ 26
REFERÊNCIAS...................................................................................................... 27
INTRODUÇÃO[pic 13]
Este presente trabalho ressalta a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, de forma que o leitor possa ter uma visão dos principais aspectos relevantes na aprendizagem infantil.
Com a evolução histórica do brincar, podemos observar sua função mediadora e facilitadora da aprendizagem e dos conhecimentos fundamentais ao crescimento da criança como ser social, proporcionando, ao indivíduo as informações fundamentais para a vida em sociedade.
De acordo com a pesquisa realizada, podemos analisar as brincadeiras e o jogo simbólico e também a maneira como são reconhecidos por estudiosos e educadores. Sendo assim, a ação educativa depende do empenho dos profissionais da educação para a construção do indivíduo no contexto social com as devidas atualizações reflexões e ações necessárias e permanentes.
A família também intervém na educação da criança conduzindo-a na vida psicológica, intelectual, moral e espiritual. Atualmente, a família e as instituições de educação infantil buscam promover um ambiente favorável a formação de cidadãos ativos.
Contudo, as brincadeiras tornaram-se aliadas à ação pedagógica, através da interação das crianças com seus pares e com os adultos, de forma que vão desenvolvendo sua identidade, autonomia e percepção sócio-ambiental.
No trabalho realizado por Maria Marcondes Machado (1994), fica destacada a importância de rever a prática artística e pedagógica com os brinquedos e brincadeiras, garantindo atiçar nossas lembranças e sonhos de infância, além de nos fazer resgatar algo essencial para a vida da criança: o brincar.
O primeiro capítulo retrata um pouco o caminho que a educação brasileira percorreu até os dias de hoje e como apareceu a psicopedagogia, suas contribuições e aspectos relevantes no desenvolvimento da aprendizagem das crianças por meio das técnicas de avaliação e diagnóstico.
Para destacar o brincar como elemento de aprendizagem infantil e ferramenta investigativa, o segundo capítulo apresenta as características e o desenvolvimento infantil a partir das brincadeiras.
Espero que todos sintam-se instigados a conhecer e defender o mais importante objetivo deste trabalho: que toda e qualquer criança tenha o direito de brincar e aprender.
...