Tecnologia dos materiais
Por: Ana Libni • 19/9/2016 • Trabalho acadêmico • 531 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS E PROFISSIONALIZANTES LTDA
Ponte Treliçada
Disciplina: Resistência dos Materiais
Professora: Emanuella
Equipe:
Ana Libni
Lucineide Bispo
Marcelo Cruz
Milena Mota
Rafael Paim
Wsclleyton Souza
Sumário
- Introdução 01
- Objetivo 02
- Materiais usados e Método 03
- Conclusão 04
- Introdução
As pontes são estruturas capazes de interligar pontos de mesmo nível separados por diversos tipos de obstáculos naturais. Desde o início da sociedade elas são utilizadas, como por exemplo, em civilizações que as faziam com madeiras e amarras em vales no meio das florestas para permitir a travessia de rios e penhascos. Com o passar do tempo essas construções, realizadas de maneira primitiva, deram lugar para o concreto e ferro, utilizados no mundo todo.
Sua estrutura é essencial, e apesar de existir diversos tipos, a Treliçada é uma das mais utilizadas. Treliças são composições de membros esbeltos conectados entre si por nós em suas extremidades, sendo feitos, normalmente, de madeira ou metais tendo como objetivo distribuir a carga aplicada sobre a mesma. Sendo assim, ao se trabalhar com estruturas poligonais, é escolhido o triangulo, pois o esforço aplicado a um nó distribui-se por suas barras de forma a atingir o equilíbrio.
- Objetivo
O projeto tem como objetivo elaborar uma ponte feita de palitos de picolé com medição total de 112 cm, capaz de transpor um vão de 1 metro e suporta um valor de carga concentrada estipulada de 70 kg. Além disso, aplicar os conhecimentos obtidos na disciplina de resistência dos materiais, sistemas estruturais, oferecidas pelo curso de edificações.
- Matérias usadas e Método
Para a elaboração do projeto foram usados os seguintes materiais:
- Palitos de picolé
- Cola de madeira
- Tesoura
3.1 Método
Antes da construção da ponte os componentes da equipe fizeram pesquisas para ter um auxílio de como construir a estrutura. Após as pesquisas foram colocados em práticas os conhecimentos aprendidos. Em base nas pesquisas dois palitos suportariam os membros da ponte, só que devido às deformidades e irregularidades dos palitos, foram dobradas as quantidades em cada membro para firmeza e segurança.
A colagem de todos os membros foi individualmente e após a secagem
os membros foram unidos uns aos outros dando a forma da treliça.
Depois da colagem das treliças foi colado o tabuleiro, o pavimento que suporta as cargas de circulação e as transmitem aos apoios laterais.
- Conclusão
Projetar uma ponte de palito de picolé é aprender que a fase de execução é muito importante para que o projeto atinja os objetivos pretendidos, ou seja, é necessário executar um trabalho minucioso de medições e colagens para que as que a estrutura cumpra seu papel realizando o suporte e distribuição de solicitações calculadas.
...