Trabalho Arcos - Estrutura
Por: AnaCOli • 7/6/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 604 Palavras (3 Páginas) • 459 Visualizações
Bilbiografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arco_(arquitetura)
http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/Mod36/Curso1Mod36-02.htm
http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/estnat.htm
http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/15122/material/roma2.2.pdf
http://2.bp.blogspot.com/-XFOYitnymjQ/T_cqUY2Ct0I/AAAAAAAAA08/VNNEqtiNBrQ/s1600/Interior+Pante%C3%A3o+2.jpg
http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/Mod36/Curso1Mod36-02.htm
BARRAS CURVAS
Arcos: elemento construtivo em curva que é arredondado, normalmente em alvenaria, que emoldura a parte superior de um vão (abertura, passagem) ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
Utilização: em portas, janelas, pontes, aquedutos, como elementos de composição tri-dimensional de abóbadas e até em paredes de retenção ou barragens (onde a pressão se efetua horizontalmente). Na natureza se encontra em formações geológicas naturais se podem encontrar arcos como resultado da erosão.
Componentes:
[pic 1]
-Aduela: são os tijolos ou pedras que fazem parte do arco. As aduelas são separadas por juntas que estão no sentido normal aos esforços que estão no arco.
- Chave: é a aduela localizada no topo do arco.
- Extradorso: parte externa e côncava de um arco.
- Intradorso: parte interior e côncava de um arco.
- Arranque: é aonde começa o movimento de curvatura do arco.
- Tímpano: espaço em arco, liso ou com esculturas, limitado pelos três lados do frontão (normalmente em forma triangular, decora o topo da fachada principal de um edifício).
Esforços: A transmissão das cargas até aos apoios ocorre através de esforços normais: o arco, por compressão (rígido); o cabo de suspensão (flexível), por tração. O momento fletor é o esforço que provoca a flexão no arco. São estruturas pensadas para trabalhar sobre flexão. As reações do arco podem ser definidas a partir de esforços que atuam na viga auxiliar, que é uma viga que está apoiada no mesmo vão que o arco, sofrendo os mesmos os mesmo esforços verticais que nele atuam.
[pic 2]
Funcionamento: transporta o peso da construção para os pilares de suporte e para os lados (impulso lateral e diagonal) permitindo a abertura de vãos maiores sem risco de colapso. É composto por blocos em cunha que, colocados adjacentemente, se travam uns aos outros em compressão e mantêm a forma em curva.
Objetivo Funcional: dependendo de sua forma, localização e aplicação funcional. A seguir vamos citar algumas das variantes:
- Arcobotante: ele se encontra no exterior de uma construção e normalmente descarrega o impulso de uma abóbada para o contraforte (é um reforço).
- Arco Cego: a área deste arco é fechada e normalmente surge como elemento de relevo em uma parede.
- Arco de Descarga: recebe e alivia o peso de uma parede.
- Diafragma: separa as áreas de uma igreja aliviando as cargas que ficam nas paredes laterais.
- Arco de Escarção: ajuda outro arco que não tem capacidade de suportar o peso nele exercido.
Exemplo encontrado na natureza:
- The Landscape Arch: localizado no Parque Nacional dos Arcos, em Utah nos Estados Unidos. Conhecida como o maior arco natural do mundo em extensão. Possui 90m de vão e 32m de altura. Sua espessura é de aproximadamente 3,6m (válido para a parte mais fina). A estrutura possui um comprimento bem grande e é bem fina, sendo assim, não se sabe ao certo quando tempo irá durar.
...