Trabalho De Estrutura
Monografias: Trabalho De Estrutura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimafurtado • 1/6/2014 • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
INTRODUÇÃO
O trabalho buscou responder a seguinte questão: A Brasil Foods caracteriza-se como uma empresa evolucionista? (MATARAZZO, 1998). Diz-se uma empresa evolucionista quando seu crescimento e desenvolvimento estão pautados em inovações que se refletem nos seus resultados econômico e financeiro.
Para a resposta à pergunta defini-se como objetivo geral do trabalho a análise das demonstrações financeiras da Brasil Foods, uma prática associada ao aprendizado adquirido em sala de aula, que irá favorecer conhecimentos sobre a aplicabilidade desta ferramenta.
Explorando-se ideias expostas e defendidas principalmente por IUDÍCIBUS (2007; 2009) e MARION (2000) chegou-se ao objetivo principal do estudo.
Com a pesquisa exploratória desenvolvida obteve-se informações em torno da análise o que facilitou a delimitação do tema, a formulação dos objetivos, a identificação do problema da pesquisa aprimorando-se as ideias e intuições dos autores. Dentro dela procedeu-se ao levantamento bibliográfico abrangendo leituras, análises e interpretações de conteúdo de livros, periódicos. Uma etapa que permite conhecer as diferentes contribuições científicas disponíveis em torno da análise das demonstrações financeiras (GIL, 1991; 1999). Na sequência diante da maior familiaridade com o problema assumiu-se o formato de estudo de caso no qual um caso (fenômeno ou situação) individual é estudado em profundidade obteve-se uma compreensão ampliada levantando-se um quadro detalhado de dados e informações para facilitar a compreensão sobre o desempenho da empresa. Este tipo de estudo foi escolhido por possibilitar a interpretação de dados num esforço para classificar e contextualizar a informação e teorizar sobre o mérito das práticas, programa, movimento ou evento que envolve a empresa.
A BRASIL FOODS, objeto da pesquisa, tem entre os seus produtos do ramo alimentício. Com foco na criação, produção e abate de aves, suínos e bovinos, industrialização e/ou comercialização de produtos processados, massas, vegetais congelados e derivados de soja, a Companhia produz mais de 2.500 itens.
Atualmente, a Companhia opera 41 unidades de processamento de carnes, 16 unidades de processamento de lácteos, massas e sobremesas, 2 fábricas de processamento de margarinas e uma unidade de processamento de soja, localizadas perto de seus fornecedores de matéria-prima ou dos principais centros de consumo. No mercado externo a companhia possui subsidiárias no Reino Unido, Itália, Áustria, Hungria, Japão, Holanda, Rússia, Cingapura e Emirados Árabes Unidos e uma unidade de processamento de queijos na Argentina.
Fundada em 1934, em Santa Catarina, a BRASIL FOODS S.A. e suas subsidiárias (“a Companhia”), é uma das maiores companhias brasileiras do ramo alimentício.
Este estudo está dividido em etapas. A busca da bibliografia correspondente aos temas que envolvem a análise, o levantamento, conferência e tabulação dos dados, o processamento e por fim a interpretação dos
resultados obtidos. A coleta de dados observou principalmente a web site oficial da empresa, onde obrigatoriamente são disponibilizadas as informações contábeis correspondentes à atuação da empresa no mercado, conforme determinado pela legislação pertinente a este tipo de organização. Versará ainda sobre o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, dentro de cinco anos, que estas são as principais demonstrações financeiras que emergem da contabilidade.
Índices Financeiros
Atps – Etapa nº 2
Brasília/DF, abril de 2012
Introdução
A análise através do índice financeiro tem como principal finalidade avaliação da situação da empresa. Onde pode ser feita comparações com índices de outras empresas.
O administrador através dessa análise de índice poderá verificar claramente a evolução positiva ou negativa da empresa e tomar decisões mais concretas evitando futuros problemas.
Quadro resumo dos índices
Índice Fórmula Interpretação
Estrutura de Capital Participação de Capitais de Terceiros Capitais de terceiros x 100
Passivo total
(2008= 59,00%)
(2007=53,53%) Em 2007, o capital de terceiro representou 53,53%, enquanto que em 2008, esse percentual aumentou para 59,00% o que significa que a empresa está dependendo mais de capitais de terceiros. Essa dependência não é boa, a não ser que os juros dos empréstimos sejam baixos.
Composição do endividamento Passivo circulante x 100
Capitais de terceiros
(2008=42,21%)
(2007= 43,51%) Verifica-se que a dívida a curto prazo em 2007 representava 43,51%, esse percentual diminuiu para 42,21%, em 2008, o que significa que a empresa não dependerá de empréstimo para pagar suas dívidas.
Imobilização do Patrimônio
• Líquido Ativo permanente x 100
Patrimônio líquido
(2008=38,56%) (2007=42,14%)
Observa-se que, em 2007 houve um investimento de 42,14% do patrimônio líquido no ativo permanente e em 2008 houve uma queda nesse investimento para 38,56%, o que demonstra a necessidade de recorrer à capital de terceiro para financiar o ativo circulante.
Imobilização dos recursos não correntes Ativo permanente x 100
PL + exigível longo P
(2008=21,01%)
(2007=42,14%)
Esses índices demonstram que, em 2007, foram utilizados 42,14% dos recursos não correntes no financiamento do ativo permanente, onde em 2008, houve uma queda considerável de 21,01%, ou seja, quase 50%. Isso demonstra que a empresa está financiando o ativo permanente com recursos a longo prazo, de acordo com a vida útil do imobilizado.
Liquidez
...