UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO: ARGAMASSAS E BLOCOS
Por: _millalima • 13/8/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 3.219 Palavras (13 Páginas) • 191 Visualizações
INSTITUTO federal da bahia
CURSO DE EDIFICAÇÕES
LUDMILA DA SILVA LIMA
MAURA JÚLIA SILVA TEXEIRA
ARGAMASSAS E BLOCOS
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Salvador
2018
Ludmila da silva lima
MAURA JÚLIA SILVA TEXEIRA
ARGAMASSAS E BLOCOS
UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Pesquisa acadêmica apresentada a disciplina de Materiais de Construção II do curso Técnico em Edificações do Instituto Federal da Bahia, ministrado pelo professor Jenner Carvalho.
Salvador
2018
RESUMO
Na Engenharia Civil, no que diz respeito à edificação, para que as obras sejam bem estruturadas e desenvolvidas, é necessária uma averiguação de tudo que é feito, desde a escolha do material que será utilizado a forma de acabamento da sua obra. E para que isso seja possível, são feitos diversos ensaios e estudos nos materiais com base na normativa brasileira para que a obra seja realizada com sucesso e tenha uma alta durabilidade. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um entendimento de estudos sobre blocos e argamassa, apontando seus tipos e suas características, buscando ainda enfatizar os processos de ensaios realizados de acordo com Norma Brasileira.
Palavras-Chaves: argamassa, blocos, NBR, ensaios.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1:. 14
Figura 2: 14
Figura 3:. 16
Figura 4:. 15
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 12
2. materiais 13
2.1. Argamassa 13
2.2. blocos 14
2.2.1. Cerâmica 14
2.2.2.CONCRETO 15
2.2.3. SILICO CALCÁRIO 15
2.2.4 TIJOLOS MACIÇOS 15
2.2.5. VEDAÇÃO ESTRUTURAL 16
3. NORMAS DA abnt- NBR 17
3.1. argamassa 17
3.2. blocos 19
3.2.1 CONTROLE DO RECEBIMENTO EM OBRAS ........................................................................20
4. Considerações finais 22
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRáFICAS 23
1. INTRODUÇÃO
Os blocos são os elementos mais presentes na construção. Independente do seu material, esses elementos são os principais componentes da alvenaria e possuem uma grande importância na edificação. Destacam-se pela durabilidade e pela facilidade de fabricação, já que temos em abundância a matéria-prima, a argila. Por ser de grande importância, temos que ter noção da necessidade da boa qualidade desses materiais assim como saber qual o tipo ideal para determinada função que estamos planejando utilizá-lo, pois há diversas opções de tijolos, que são de diferentes tipos, tamanhos, matérias-primas e preços. Dessa maneira, analisar com cuidado qual material cumpre melhor determinada função, é essencial para que a obra seja concluída com sucesso.
As argamassas são também peças importantes para realização de uma obra bem sucedida em todos os aspectos, porém para que seu desempenho seja aproveitado da melhor forma possível é necessário seguir rigorosamente todos os passos em seu preparo, sem pular ou adicionar etapa. São altamente apreciadas no meio da construção civil pela sua versatilidade em incorporar diversas funções, sem encarecer seu custo de produção, já que na maioria das vezes muda-se apenas o traço para modificação de sua aplicação.
2. materiais
2.1. Argamassa
A argamassa, uma mistura homogênea de agregado miúdo, aglomerante e água, podendo conter ou não aditivos, ou adições, pode ter a finalidade de aderir, resistir, ser durável e trabalhável, tendo a capacidade de ser aplicada em diversas funções, como assentamento ou revestimento de alvenarias, revestimento de pisos, assentamento de revestimentos diversos, além de vários outros usos. Sendo hodiernamente um dos materiais mais utilizados no âmbito da construção civil, especialmente por ser bem funcional.
Deve ser preparada de forma rigorosa, pois sua composição é determinada conforme a necessidade da obra. A quantidade de aglomerante, areia, água, e até mesmo o lugar da preparação, influenciam nas características da argamassa, isso porque o seu traço é modificado.
O traço da argamassa, assim como os produtos utilizados na confecção, tem a característica de determinar a resistência mecânica e trabalhabilidade, fazendo assim que essa massa industrial possa ser empregada em diversos lugares, por exemplo:
- argamassas de assentamento - com a função de aderir solidamente os materiais da alvenaria, resistir as deformações advindas de causas naturais, distribuindo de forma igualitária as cargas, além de selar as juntas para evitar a infiltração de água.
- argamassa de revestimento: função de melhorar o acabamento e sofisticar o isolamento termo- acústico da obra. Utilizando em três etapas:
Chapisco: traço de 1:3, aplicado acima do concreto ou alvenaria, apresentando uma textura áspera e irregular.
Emboço: traço de 1:2:8,, posto sobre o chapisco com um intuito de nivelar a superfície, com uma textura áspera e regular.
Reboco: traço de 1;2;3, colocado sobre o emboço, dando uma textura suave e regular.
- argamassa de acabamento: tem o seu uso como opção estética, na fase do acabamento.
- argamassas colantes: argamassas prontas, é uma mistura de aglomerantes, agregados e aditivos, necessitando apenas de adição de água para está apta ao uso.
As argamassas, podem ser de tipo simples ou compostas, ou seja, podendo conter apenas um aglomerante (simples) ou mais de um aglomerante (composta). A escolha dos aglomerantes na produção da argamassa tem ligação direta com a característica e a aplicação que o material possuirá.
...